Notícias
OUVIDORIA
Escuta Pró-Ativa dá voz aos cidadãos e inspira melhorias nas soluções da Funasa
O projeto Escuta Pró-ativa, da Ouvidoria da Funasa, tem visitado comunidades em diferentes estados
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está fortalecendo o diálogo com os cidadãos beneficiários de suas ações de saneamento. Por meio do projeto Escuta Pró-ativa, a Ouvidoria da Funasa tem visitado comunidades em diferentes estados para ouvir sugestões e percepções da população sobre as obras e soluções implementadas, com o objetivo de aprimorar os projetos futuros e tornar as políticas públicas mais eficientes e próximas das reais necessidades locais.
Entre os dias 22 e 24 de outubro, a Ouvidoria e a Superintendência Estadual de Alagoas (Suest-AL) aplicaram uma pesquisa estruturada nos municípios de Paulo Jacinto, Olho d'Água Grande e Coité do Noia. A iniciativa integra o projeto estratégico "Avaliação da Funasa - Beneficiários", desenvolvido em parceria com a Auditoria Interna (Audin), conforme previsto na Portaria nº 1.832/2025. O trabalho contou com a presença do diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), José Antonio da Motta Ribeiro, e da ouvidora-geral do Ministério da Saúde, Maria Eufrásia de Oliveira Lima, que conheceram de perto a metodologia e os resultados alcançados.
Segundo o ouvidor da Funasa, Eduardo Ribeiro, o diferencial do projeto está na postura ativa da equipe, que vai até o cidadão onde ele está. "A nossa ouvidoria é proativa. Vamos até os beneficiários dos nossos convênios e, com base num questionário preestabelecido, perguntamos no geral: `o que precisa melhorar? O que podemos aperfeiçoar para te atender de forma melhor?" E se o beneficiário sabe o que é uma ouvidoria e se conhece os canais oficiais para registrar sua manifestação", explica.
Ele destaca que esse contato direto gera não apenas dados valiosos, mas também reconhecimento e valorização social: "São pessoas muito humildes, muitas delas da zona rural, e algumas nunca tiveram voz. Ao serem ouvidas, sentem-se valorizadas, respeitadas e satisfeitas por poder contribuir com a política pública".
Melhorias e educação
As escutas realizadas têm gerado resultados concretos. Em Jupi (PE), por exemplo, os beneficiários apontaram fragilidades em portas e janelas dos banheiros instalados. A partir das sugestões trazidas pela Ouvidoria, a equipe de engenharia da Funasa/Suest-PE incorporou melhorias no novo projeto, que prevê aproximadamente 100 novos banheiros com portas de alumínio e ajustes estruturais. "A Ouvidoria foi lá, ouviu o cidadão, levou a sugestão à engenharia, e os novos banheiros já serão entregues com as melhorias indicadas. Esse é o trabalho mais nobre da Ouvidoria: ouvir o cidadão para transformar a política pública', afirma Eduardo.
Além de promover ajustes técnicos, a iniciativa tem caráter educativo. Durante as visitas, a equipe distribui folders do FalaBR, explicando os canais oficiais de comunicação e incentivando a participação social. "Muitos cidadãos nunca tinham ouvido falar de ouvidoria. Ao final, eles já sabem o que é, como usar, e percebem que podem contribuir para aprimorar as políticas públicas", relata o ouvidor.
Trabalho inédito e marcante
O projeto, iniciado em junho, já percorreu cerca de 20 municípios nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraná, Sergipe e Rio de Janeiro. Considerado um trabalho inédito e pioneiro no âmbito da administração pública, o modelo vem chamando atenção de outros órgãos.
Para o ouvidor, a Escuta Pró-Ativa é um passo marcante na relação da Funasa com seus beneficiários. "A experiência contribui para reforçar o papel estratégico da Ouvidoria como elo qualificado entre os beneficiários, os entes municipais e a administração pública. Os registros coletados certamente vão aprimorar os instrumentos de pesquisa e a metodologia aplicada", avalia Eduardo.

- Antes e depois da instalação do saneamento básico
Contato para a imprensa:
Comunicação - Funasa
E-mail: imprensa@funasa.gov.br
Telefone: (61) 3314-6448
