Notícias
SFB auxilia júri do 27º Prêmio Salão Design com escolha técnica na categoria Madeiras Alternativas
Foto: Ascom/SFB
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) participa do 27º Prêmio Salão Design por meio do Laboratório de Produtos Florestais (LPF), que presta apoio técnico na categoria “Madeiras Alternativas”, voltada a móveis e objetos produzidos com espécies madeireiras pouco conhecidas no mercado. A premiação é definida pelo corpo de jurados do Salão Design, com a participação de um técnico do laboratório na avaliação dessa categoria. As inscrições estão abertas e devem ser feitas até 27 de março no site do Prêmio.
Na categoria Madeiras Alternativas, podem concorrer móveis, acessórios domésticos e peças de iluminação produzidos com madeiras pouco conhecidas no mercado mobiliário e de acessórios.
O critério central da categoria é a inovação: a madeira utilizada não pode estar entre as 27 espécies amplamente difundidas no mercado. A relação completa das madeiras não elegíveis para esta categoria, conforme listada no regulamento e definida com apoio técnico do LPF/SFB, está disponível no site oficial do Prêmio.
Atendidas as regras, o prêmio “Madeiras Alternativas” será concedido ao produto que mais se destacar entre os concorrentes das sete categorias do Salão.
Premiação Madeiras Alternativas
O vencedor receberá o Troféu Prêmio Madeiras Alternativas do Prêmio Salão Design 2026, o Troféu Madeiras Alternativas do Serviço Florestal Brasileiro — produzido com madeiras brasileiras — e um certificado de participação.
Além disso, o vencedor será contemplado com uma viagem de uma semana à Amazônia — a ser combinada com o SFB — em que terá a experiência de visitar uma área de concessão sob o regime de manejo florestal sustentável. O ganhador também vai conhecer as atividades do Serviço Florestal Brasileiro e do Laboratório de Produtos Florestais, que ficam em Brasília.
A premiação garante ainda a divulgação do móvel no catálogo oficial da 27ª edição, além da participação na mostra do Prêmio, na feira Movelsul Conecta 2026. O produto vencedor ainda será divulgado nas mídias do Prêmio Salão Design e na imprensa, ampliando o alcance ao público e principalmente ao mercado.
Prêmio Salão Design
Realizado desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), o Prêmio Salão Design tem como objetivo aproximar designers e indústrias e fomentar inovação e competitividade no setor moveleiro, com participação de profissionais e estudantes.
Os vencedores recebem certificado e o selo de premiação desta edição, que pode ser utilizado junto ao produto como reconhecimento.
SERVIÇO
Inscrições: até 27 de março
Acesse o regulamento e inscreva-se aqui.
Texto: Serviço Florestal Brasileiro • Mais informações: ascom@florestal.gov.br • (61) 3247-9511