Notícias
SFB promove oficina com comunidades do Baixo Amazonas para construção do PMFC
Foto: Luciana Albuquerque/Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).
Está previsto para 2025 o lançamento do Programa Nacional de Manejo Florestal Comunitário e Familiar pelo Governo Federal. Para embasar as estratégias, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio da Secretaria de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBIO), têm promovido oficinas com as comunidades que vivem nas florestas. A rodada de conversas, realizada em conjunto com o Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar (OMFCF) e Instituto Internacional de Educação no Brasil (IEB), foi dividida em 5 etapas, sendo 3 no Pará (Marajó, Xingu e Tapajós), uma no Amapá (Macapá) e a última no Amazonas (Manaus).
“As oficinas regionais são momentos importantes de escuta e construção coletiva, onde há um diálogo direto de comunidade para comunidade, para maior autonomia, protagonismo e que possibilita a indicação de ações propositivas para o manejo florestal de uso múltiplo, capaz de promover renda, e ao mesmo tempo, a conservação da floresta em pé”, destacou o coordenador na Diretoria de Fomento Florestal (DFF) do SFB, César Tenório. Ele explicou que as oficinas envolvem a troca de informações entre as comunidades e que, concluída essa etapa, as lideranças serão indicadas para apresentar os resultados dos encontros em um seminário amazônico, no qual a contribuição terá um caráter mais técnico e complementar para o plano plurianual, aberto para governo e organizações da sociedade civil em geral, que atuam nesta agenda.
Além dos debates, os comunitários também puderam expor seus produtos artesanalmente fabricados com matéria-prima da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns, como cestaria, biojoias e óleos. “A feirinha foi uma ótima oportunidade de intercâmbio entre as comunidades, não só para a divulgação de suas produções, mas também para o estreitamento de laços entre elas”, acrescentou o coordenador do SFB. Com a conclusão do encontro no Baixo Amazonas, é encerrada a etapa no Pará, que contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).
EIXOS ESTRATÉGICOS
O Programa Nacional de Manejo Florestal Comunitário e Familiar está sendo criado para promover negócios inovadores com o uso de soluções sustentáveis, por meio de seis eixos estratégicos: Fomento e Economia Florestal; Fortalecimento Organizacional, Produtivo e Comercial; Fortalecimento da Governança Local/Territorial; Estruturação de Negócios Justos e Sustentáveis; Gestão do Conhecimento e Comunicação; e Avanço em Pesquisa, Tecnologia e Inovação.
A estratégia está sendo construída em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Ministério das Populações Indígenas (MPI) e órgãos vinculados a esses ministérios, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).
Texto: Serviço Florestal Brasileiro • Mais informações: ascom@florestal.gov.br • (61) 3247-9511

