Notícias
Reunião ordinária da Câmara Setorial de Florestas Plantadas defende base de dados unificada
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
Integrantes da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se reuniram, nesta terça-feira, na 47º reunião ordinária.
O Serviço Florestal Brasileiro foi representado pelo diretor-geral, Valdir Colatto, e pelos gerentes-executivos de Informação Florestal e de Fomento e Inclusão Florestal, Humberto Navarro de Mesquita Júnior e Fernando Castanheira Neto, respectivamente.
O presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, Luiz Ramires Júnior, coordenou as participações que se deram, prioritariamente, em torno da Projeto de Lei nº 2475/2019, que trata da Política Nacional de Biocombustíveis Florestais; do Plano de Ação do Plantar Florestas e da importância da unificação de uma base de dados sobre as florestas plantadas no Brasil.
Ramires Júnior defendeu que “a Câmara Setorial de Florestas Plantadas tem a obrigação de implementar o Plano Nacional de Florestas Plantadas executando os Objetivos Nacionais Florestais com o engajamento das instituições que compõem o colegiado”.
Em sua colocação, Valdir Colatto defendeu a participação do Serviço Florestal Brasileiro como coordenador do grupo de trabalho que vai propor um sistema unificado de informações sobre as florestas plantadas, além de estudos para fortalecer essa política. “Coloco à disposição a excelência dos estudos realizados pelo Laboratório de Produtos Florestais (LPF), especializado na identificação e uso de madeiras, para propor alternativas para a bioeconomia das florestas e o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), que podem coordenar o sistema unificado de informações sobre o setor de florestas plantadas no país”, afirmou.
Para o gerente-executivo, Humberto Navarro, o SNIF pode aprimorar a informação sobre o setor, uma vez que trabalham constantemente no desenvolvimento dessas ferramentas. “O Ministério da Agricultura possui hoje uma base de informações, a base do CAR que possui imagens do Brasil todo em alta resolução, portanto com capacidade de mapear florestas, de melhorar e de qualificar essa informação que é estratégica para o setor pensar como agir”.
As Câmaras Setoriais do Ministério da Agricultura atuam como foro consultivo na identificação de oportunidades ao desenvolvimento das cadeias produtivas, articulando agentes públicos e privados, definindo ações prioritárias de interesse comum, visando à atuação sistêmica e integrada dos diferentes segmentos produtivos.
A Câmara Setorial das Florestas Plantadas é formada por representantes do Ministério da Economia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de associações, de produtores, do setor privado e de órgãos que estão diretamente ligados ao setor florestal.
