Notícias
Serviço Florestal participa de reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente da CNI
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, participou, na tarde desta segunda-feira (29/07), da 113ª Reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (Coema/CNI).
Participaram da Mesa, além de Colatto, o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, Marcelo Tomé de Almeida, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Marcelo André Cid Heráclito do Porto Queiroz, presidente da Associação Nacional Nacional de Órgãos Muncipais de Meio Ambiente (Anamma), Marcos Saes, consultor jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), e Davi Bomtempo, gerente-executivo de Meio Ambiente da CNI.
A participação do diretor-geral deu-se no Painel Implementação do Código Florestal, que debateu, mais especificamente, a questão do marco legal envolvendo as licenças ambientais, principalmente no que tange à Áreas de Proteção Ambiental nas cidades, as chamadas APP Urbanas.
Sobre o tema, Valdir Colatto lembrou que participou ativamente da construção do Código Florestal (Lei n° 12.651/2012) e que as APP Urbanas suscitaram acalorados debates durante a discussão do texto.
“Na discussão das áreas consolidadas tínhamos uma questão instalada e tínhamos que respeitar esta realidade. Foi ali que optamos por incluir a área urbana no tema das APP em áreas consolidadas”, lembrou Colatto.
Para o diretor-geral do Serviço Florestal, não adianta afastar as atividades econômicas da água. O importante é impor o tratamento dos resíduos eventualmente produzidos, segundo ele. “Os empreendimentos podem, mesmo à distância do rio, produzir rejeitos que vão parar no rio, pelo esgoto. Então, o importante é tratar os resíduos, disse Colatto.
Coemas
A CNI tem Conselhos Temáticos, órgãos consultivos da Diretoria da CNI, formados por 30 representantes de Federações de Indústrias e de Associações Nacionais Setoriais, os quais se reúne periodicamente para discutir e apresentar propostas que orientem decisões da diretoria e as ações do CNI em defesa dos interesses da indústria brasileira.