Notícias
Serviço Florestal apresenta projetos FIP em evento do Banco Mundial na Iufro
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
O Serviço Florestal Brasileiro participou, hoje (01/10), de um evento paralelo organizado pelo Banco Mundial para discutir as sinergias entre os diversos Programas de Investimento Florestal (Forest Investment Program – FIP) conduzidos no Brasil, a saber FIP Cadastro Ambiental Rural (FIP CAR), FIP Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (FIP ABC), FIP Inventário Florestal Nacional (FIP IFN), FIP Monitoramento, FIP Paisagens, e DGM FIP Brasil – este voltados para indígenas e comunidades tradicionais, FIP Macaúba e FIP Coordenação.
O chefe de Florestas e Paisagens do Banco Mundial, Garo Batmanian, abriu o evento explicando todo o funcionamento dos programas dentro do Fundo de Investimento do Clima, mais especificamente aqueles contemplados pelo Plano de Investimentos do Brasil para o FIP.
Jaíne Cubas, diretora de Cadastro e Fomento Florestal do Serviço Florestal Brasileiro participou do debate, falando sobre os projetos sob coordenação de sua diretoria, o FIP CAR e FIP Paisagem. A diretora chamou a atenção para o fato de que o FIP Paisagem representa bem a sinergia entre diversos outros projetos.
“O Paisagens Rurais é uma sinergia de vários outros projetos da cartela do FIP: o monitoramento, o projeto ABC e o FIP CAR. Eu acho que também com o FIP IFN tem uma sinergia muito boa porque com o levantamento das informações florestais podemos conhecer ainda mais a realidade rural brasileira” explicou.
Ela comemora o fato de que o Serviço Florestal Brasileiro é contemplado por três projetos da cartela de oito FIP.
A analista ambiental da gerência de Cadastro de Florestas, Gabriela Gonçalves, acrescentou que os três projetos coordenados pelo Serviço Florestal, em especial dois relacionados ao CAR demonstram a importância do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) junto aos estados. Os dois projetos preveem apoio ao SiCAR, ao desenvolvimento e melhoria do sistema e também apoio à inscrição e ao Programa de Regularização Ambiental.
O diretor de Pesquisa e Informações Florestais, Joberto Veloso de Freitas, responsável pelo Inventário Florestal Nacional acredita que o encontro foi muito importante para que o público tomasse conhecimento destes diversos programas em andamento no Brasil. Durante os debates, o IFN foi diversas vezes mencionado pela sua capacidade de sinergia com todos os programas da cartela FIP.
Pagamento por Serviços Ambientais
Para Pedro Bruzzi Lion, gestor do FIP Coordenação, o debate trouxe à tona a necessidade urgente de estabelecimento de mecanismos de pagamento por serviços ambientais.
“Certamente ficou claro que em um país com uma economia do tamanho da brasileira e com o sucesso que alguns projetos alcançaram em termos até de política pública como o próprio CAR, o ABC, se faz mais do que necessário e fundamental que a gente consiga oficializar um mecanismo de pagamento por serviços ambientais, projeto que já tramita na Câmara. Já existe um mercado de carbono privado. De que maneira, ao regulamentarmos isso conseguiremos constituir mecanismos que possam financiar diretamente propriedades sustentáveis?”, perguntou Lion.
