Notícias
Prefeito de Curitiba visita exposição e feira da Sociobiodiversidade do Congresso da Iufro
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, acompanhado do presidente da Iufro, o sul-africano Mike Wingfield, do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, e do chefe geral da Embrapa Florestas, Tadeu Iede, visitou, na manhã desta quarta-feira (02/10), o espaço de exposição e da Feira da Sociobiodiversidade do Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro, da sigla em inglês) 2019.
Durante a visita, o prefeito foi ao estande do município, conheceu artesanatos confeccionados com madeira e com temáticas florestais, experimentou castanha de babaçu, viu produtos do extrativismo florestal e visitou os estandes da Embrapa, dos biomas e do Serviço Florestal Brasileiro, concessões florestais e Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na oportunidade, Greca ainda foi presenteado com os livros Florestas do Brasil em Resumo 2019 e Bioeconomia da Floresta – A Conjuntura da Produção Florestal Não Madeireira no Brasil, ambos editados pelo Serviço Florestal Brasileiro, sendo o último com participação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Cidade Sustentável
O prefeito disse, ao percorrer o espaço, que o Congresso Mundial da Iufro 2019 definiu a capital paranaense para sede do evento pelo perfil sustentável que a cidade vem consolidando ao longo dos anos. “Nessa primavera, estamos plantando 100 mil árvores. Queremos que outras cidades nos imitem e o campo também, junto das nascentes de água e no manejo sustentável das propriedades. Queremos estar do lado a vida, da vida saudável quando a floresta é bem utilizada. O Programa Paraná Rural, do Banco Mundial, preserva nascentes e florestas naturais. É um modelo altamente sustentável do uso da terra”, concluiu.
O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, destacou a importância da visita do prefeito Rafael Greca por prestigiar a feira, relevante para a disseminação da pesquisa florestal no Brasil e no mundo. Para o diretor, Curitiba é exemplo de preservação, arborização e atividades na área ambiental. “A agenda positiva das florestas deve ser divulgada e o prefeito será o grande divulgador do que está sendo apresentado aqui pelos 100 países presentes, uma vez que o Brasil foi o primeiro país da América Latina e Caribe a sediar um evento como este e Curitiba foi contemplada”, disse.
Colatto ainda ressaltou a importância do desenvolvimento sustentável na área de floresta, que precisa ser administrada oferecendo geração de renda para a comunidade que vive nelas. Atualmente, mais de 20 milhões de pessoas residem na floresta da Amazônia. Nesse sentido, “o Brasil está apresentando na feira os produtos da floresta, que podem gerar alimentação, perfumaria, produtos medicinais, dentre outros. Além disso, temos a madeira que é a terceira pauta de exportação do Brasil, perdendo apenas para carne e soja. Temos um tesouro que precisa, que precisa ser administrado e manejado”, concluiu.
O Congresso da Iufro é o maior evento do mundo sobre a ciência florestal e termina no sábado, 05/10. Está acontecendo pela primeira vez em um país da América Latina e já conta com a participação de mais de 100 país e mais de 3 mil inscritos.

