Notícias
Nove empresas apresentam propostas para realizar Inventário Florestal Nacional no Cerrado
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
O Serviço Florestal Brasileiro recebeu nove propostas de empresas interessadas em executar os serviços técnicos referentes ao levantamento de dados de campo do Inventário Florestal Nacional do bioma Cerrado, nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A sessão de abertura dos envelopes das propostas recebidas aconteceu nesta quarta-feira (18/09) na sede do órgão, em Brasília, e foi acompanhada por representantes das empresas concorrentes.
A Licitação Pública Nacional (LPN) - 01/2019 tem por objetivo contratar empresas para realizar os trabalhos de campo relativos à dois lotes do Inventário Florestal Nacional, sendo o Lote 1, com 256 pontos amostrais, na porção centro-norte do estado de Minas Gerais e o lote 2, com 215 pontos amostrais, em São Paulo. As áreas à serem inventariadas fazem parte do bioma Cerrado e a ação conta com recursos do projeto FIP Cerrado.
A empresa vencedora do processo deverá realizar a coleta de campo seguindo a metodologia do Inventário Florestal Nacional, o que inclui a medição de árvores e a coleta de amostras de solo e de material botânico. A metodologia também inclui entrevistas com moradores do entorno das áreas amostrais para conhecer a percepção da comunidade sobre os recursos florestais e seu uso.
Sobre o IFN
O Inventário Florestal Nacional (IFN) é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro e executado em parceria com os estados e instituições de pesquisa. O objetivo é conhecer a extensão e o estado de conservação das florestas, contribuindo para a formulação de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação florestal.
Andamento do IFN
O Inventário Florestal Nacional já foi realizado em uma área de cerca de 417 milhões de hectares, o que corresponde a 49% da extensão territorial do Brasil. A coleta de dados em campo foi concluída em 18 unidades da federação (AC, AL, CE, DF, ES, GO, MA, PB, PE, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SE, SC e TO) e já foi iniciada em outros seis estados (AM, BA, MS, MT, PA, PI).
Para acompanhar o andamento da Licitação Pública Nacional (LPN) - 01/2019, acesse aqui.