Notícias
Diretor-geral reúne-se com federação de indústrias e representantes de concessionárias de florestas públicas no Pará
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, reuniu-se, na manhã de hoje (15/07), com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Sidney Rosa, com a presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), Karla Bengston, com o deputado federal Paulo Bengston, e com representantes das concessionárias de florestas públicas daquele estado.
A integração do Cadastro Ambiental Rural do Pará (CAR/PA) à plataforma do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) foi um dos assuntos abordados na reunião.
O estado do Pará foi escolhido, ao lado de Santa Catarina, como estado piloto para implantação da análise dinamizada do Cadastro Ambiental Rural, desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). O sistema dinamizado irá permitir uma análise otimizada do CAR, de forma que o proprietário ou possuidor rural tenha acesso, mais rapidamente, aos Programas de Regularização Ambiental (PRA) e à proposta de comercialização das Cotas de Reserva Ambiental (CRA), quando essas estiverem regulamentadas.
Com o novo sistema, será possível analisar até 60 mil cadastros por dia. Atualmente, é necessário, em média um dia para analisar cada CAR, em um procedimento feito por um técnico do estado. A ideia é que, com o processo dinamizado, o proprietário ou possuidor seja informado sobre inconsistências em seu cadastro e possa escolher, online, se aceita as correções feitas ou se quer a análise por um técnico.
Na ocasião, foi, também, discutida a integração do setor florestal brasileiro como agronegócio, dentro da atual estrutura do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao qual o Serviço Florestal foi, recentemente, anexado.