Notícias
3ª Edição da Lignum Latim America apresenta tecnologias de ponta do segmento madeireiro
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, participou nesta quarta-feira (11/9) da abertura da 3ª Edição da Lignum Latim America, na Expo Barigui, em Curitiba (PR). Participaram também da mesa de abertura o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o superintendente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI), Paulo Pupo; o chefe geral da Embrapa Florestas, Edson Iede; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Odelir Battistella; e o CEO da Malinovski e organizadora da Lignum Latin America, Ricardo Malinovski.
O evento é focado na transformação, beneficiamento, preservação, energia, biomassa, manejo florestal e uso da madeira e tem, como objetivo maior, levar aos participantes as principais tecnologias e soluções inovadoras para o aumento do segmento madeireiro e florestal no país e no mundo. Segundo Ricardo Malinovski, “as principais empresas, que atuam no Brasil e na América Latina, e atendem a cadeia produtiva da madeira, estão na feira. Além de brasileiros, temos a presença de profissionais de outros países”. O intuito da feira é mostrar as técnicas e tecnologias que estão atreladas a toda essa cadeia produtiva das florestas plantadas, completa.
A floresta plantada ocupa 1,2% do território nacional, numa área de 10 milhões de hectares. Também é responsável por 90% da madeira comercializada no país. A madeira é uma commodity que representa 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo o 3º produto de exportação do país, além de o setor madeireiro de gerar 3,7 milhões de empregos.
Valdir Colatto destacou, na sua fala de abertura, que o principal instrumento do Serviço Florestal Brasileiro para promover a cadeia produtiva da madeira é a concessão florestal. Atualmente, o Serviço Florestal conta com 1,050 milhão de hectares sob regime de concessão florestal, distribuídos nos estados de Rondônia e Pará.
Investimentos de longo prazo
Segundo Valdir Collato, o Serviço Florestal fará um forte trabalho de fomento e gestão das florestas plantadas, pois pelo Código Florestal Brasileiro, o plantio dessas florestas é considerado uma atividade agrícola.
Colatto ainda explicou que a concessão florestal promove a cadeia produtiva da madeira no emprego de investimentos de longo prazo, média de 40 anos, na utilização de ferramentas tecnológicas de monitoramento, na geração de energia a partir de resíduos florestais e no apoio às comunidades locais para o desenvolvimento do manejo florestal comunitário.
“Com a concessão florestal é possível gerar emprego e renda, conservar as florestas por meio do seu uso sustentável, evitar a ocupação e o desmatamento de terras públicas e aumentar a oferta de madeira e outros produtos florestais com origem legal’, concluiu.
A 3ª Edição da Lignum Latim America segue até o dia 13 e é o principal evento que acontece na Semana Internacional da Madeira, que promove também eventos técnicos com o objetivo de atualizar os participantes sobre o mercado madeireiro e de proteção de madeiras.
