Notícias
Serviço Florestal entrega prêmio para estudos de economia
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
Os trabalhos vencedores da quinta edição do Prêmio de Economia e Mercado Florestal abordaram temas relacionados a implantação do Código Florestal Brasileiro, aproveitamento de produtos florestais,
tributação e mercado internacional. A cerimônia de premiação dos vencedores foi realizada em Brasília no dia 21/03, data em que se comemora o Dia Internacional das Florestas.
O secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, esteve presente no evento representando o ministro Sarney Filho e reforçou a importância da parceria do Serviço Florestal Brasileiro com a Escola de Administração Fazendária e com o setor produtivo, representado pela Confederação Nacional da Industria, para a concretização do Prêmio. O secretário também enfatizou o papel do Serviço Florestal Brasileiro para o “fortalecimento da economia florestal sustentável o que pode contribuir para o crescimento econômico, com resultados positivos na geração em emprego e renda e na melhoria dos indicadores sociais e ambientais”.
Florestas e Economia
Já o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, destacou o papel que as florestas desempenham no novo contexto global da economia de baixo carbono. “O Brasil precisa promover o uso sustentável de seus recursos florestais. Precisamos também demonstrar e sensibilizar os diversos atores da nossa sociedade para o papel único que as florestas desempenham”, afirmou.
A relação das florestas com a economia também foi destacada na palestra “ Mercados Ambientais: como e para quê?”, proferida pelo pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Ronaldo Seroa da Motta.
Premiados
O vencedor da categoria Graduando, Lucas de Almeida Nogueira da Costa, que juntamente com o autor Marcos Pires Mendes, desenvolveu estudo sobre as possibilidades para criação de um programa de Pagamento por Serviços Ambientais, destacou o incentivo prestado pelo Prêmio de Economia e Mercado Florestal ao reconhecer e dar visibilidade a estudos desenvolvidos no âmbito da academia.
“A importância do Prêmio está também em se conciliar a área acadêmica com outros setores produtivos e o setor governamental. Acho que é proveitoso para todo mundo. A gente recebe um mérito e isso dá ainda mais vontade de continuar”, afirmou o estudante de Engenharia do Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Troféus
Além da premiação em dinheiro, que somada chega a R$ 53 mil reais, os seis vencedores receberam também troféus produzidos com peças de madeira certificada. Os troféus foram elaborados pelo Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Móveis do Acre, e utilizam madeira das espécies de ipê, jatobá, amarelão e muiracatiara.
V Prêmio
O Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal está em sua quinta edição e é realizado anualmente, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Escola de Administração Fazendária (Esaf).
Conheça os trabalhos vencedores.
Veja as fotos do evento.

