Notícias
Herbário Inpa recebe armários deslizantes do Serviço Florestal Brasileiro
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
O Serviço Florestal Brasileiro disponibilizou 126 armários deslizantes para o Herbário do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). Com custo de cerca de R$ 410 mil, a aquisição foi feita com recursos do Fundo Amazônia.
O curador do Herbário Inpa, Michael Hopkins, apresentou os novos equipamentos na quarta-feira (20) em evento na instituição. Durante a solenidade, ele fez uma palestra sobre o histórico, mudanças e planos para o futuro do herbário.
“Com essa nova estrutura, temos mais espaço para armazenar e organizar amostras no herbário, e também ganharemos espaço para o projeto do Inventário Florestal Nacional”, destacou Hopkins.
Uma das instituições de pesquisa mais importantes da Amazônia, o Inpa tem atuado em parceria com o Serviço Florestal na identificação das amostras botânicas coletadas pelo Inventário Florestal Nacional (IFN). “Esses arquivos deslizantes aumentaram enormemente a capacidade do herbário, que irá receber a maior parte das coletas botânicas realizadas pelo IFN na Amazônia”, explica o analista ambiental Tiago Cruz, que representou o Serviço Florestal no evento.
Até o momento, o instituto já recebeu cerca de 4 mil exemplares coletados em Roraima e no Amazonas. Além destes dois estados, a instituição também está responsável por receber e identificar as amostras que estão sendo coletadas no Acre. As amostras do IFN passam a ser incorporadas ao acervo do Herbário Inpa, que conta com uma coleção de mais de 200 mil registros.