Notícias
SFB premia estudos sobre o uso produtivo e sustentável das florestas
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) premiou hoje (21/03) os trabalhos vencedores do IV Prêmio de Economia e Mercado Florestal. O evento, que faz parte das comemorações do Dia Internacional das Florestas (21/03), contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, de representantes do setor produtivo, de organizações não-governamentais e da academia.
Os trabalhos premiados nesta edição abordaram temas como contas econômicas ambientais, tributação de produtos florestais, concessões florestais, cotas de reserva ambiental, fundos de capital, dentre outros. Ao todo foram distribuídos R$ 53 mil em dinheiro para os três primeiros colocados das categorias profissional e graduando, além de uma menção honrosa.
Presente no evento, o ministro Sarney Filho defendeu que o país necessita ter uma nova visão sobre a biodiversidade e promover o manejo florestal como um instrumento para a manutenção dos serviços ecossistêmicos. “Quando se fala em atividade florestal, se fala naquilo que nós desejamos, acrescido à inclusão social e ao combate à pobreza ao mesmo tempo em que os serviços ambientais são mantidos”, afirmou.
Vocação florestal
O engenheiro florestal e ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, também destacou o potencial das florestas para a economia do país, que, conforme lembrou, é o único do mundo que tem nome de árvore.
“O Brasil é a nação com maior remanescente de floresta tropical do mundo e ainda temos uma grande quantidade áreas disponíveis para a silvicultura. Precisamos continuar avançando em políticas que trabalhem na perspectiva da interdependência entre a produção e os recursos naturais, e, para isto, temos que fortalecer as instituições que trabalham nesta agenda”, defendeu.
Já o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará Filho, comentou os trabalhos vencedores e falou sobre a importância de se fomentar estudos que abordem a conservação das florestal a sob a perspectiva produtiva. “A participação crescente de estudantes e profissionais abordando essa agenda é de extrema importância para a alavancar a economia florestal no país”, frisou.
IV Prêmio
O Prêmio de Economia e Mercado Florestal é realizado anualmente pelo Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Escola Nacional de Administração Fazendária (Esaf). Desde sua criação, em 2013, o Prêmio já recebeu 160 trabalhos e distribuiu mais de R$ 150 mil aos autores vencedores.
Conheça aqui os trabalhos ganhadores do IV Prêmio.
