Notícias
Laboratório de Produtos Florestais do SFB reaproveita madeira para mobília do Ministério
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) presenteou o Ministério do Meio Ambiente com uma mesa de reuniões confeccionada com madeira de reaproveitamento. A mesa foi fabricada pelo setor de carpintaria do Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do SFB.
Para a fabricação da mesa, foram utilizadas apenas madeiras de resíduo de material de pesquisa do laboratório. A confecção deu-se nos intervalos das demandas dos pesquisadores do LPF, num período de seis meses. A entrega foi feita na manhã desta terça-feira, no Ministério do Meio Ambiente, durante café da manhã para homenagear os artesãos que trabalharam na confecção da mesa.
O evento contou com a presença do ministro Sarney Filho, do secretário executivo Marcelo Cruz, do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará Filho, do chefe do Laboratório de Produtos Florestais (LPF), Celso Schenkel, e dos artesãos do setor de carpintaria do LPF responsáveis pela confecção do móvel, Ricardo Santos, Francisco Alves Jr., Antônio Carlos dos Santos e Francisco Barreto.
O ministro Sarney Filho ressaltou a importância da homenagem. “É importante que se reconheça o serviço prestado, muitas vezes anonimamente, por técnicos competentes que se dedicam e apoiam as pesquisas do Laboratório de Pesquisas Florestais”.
A mesa ficará no gabinete do Ministro do Meio Ambiente e será utilizada em audiências e reuniões do ministério. Na confecção da mesa, foram usadas as seguintes espécies de madeira: na estrutura, Quaruba Rosa (Vochysia máxima) e Jatobá (Hymenea sp.); no tampo da mesa, Jacarandá da Bahia (Dalbergia nigra), Maçaranduba (Manilkara sp.), Ipê Roxo (Handroantus sp.), Ipê Amarelo (Handroantus sp.), Tauari (Couratari sp.), Louro Cravo (Cordia sp.) e Tatajuba (Bagassa guianensis).
