Notícias
Equipe do Inventário Florestal em Pernambuco entrega primeiras amostras botânicas
Primeiras amostras botânicas foram coletadas em região de Mata Atlântica (Foto: Carla Mazzonetto)
As primeiras amostras das plantas coletadas pelas equipes do Inventário Florestal Nacional em Pernambuco (IFN-PE) foram entregues, nesta quinta-feira (23), ao Herbário IPA - Dárdano de Andrade-Lima, no Recife. O material é resultado da primeira semana de trabalho em campo do IFN-PE, realizado no Recife e outros 11 municípios próximos, região de Mata Atlântica.
O herbário faz parte do Laboratório de Botânica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e receberá todas as amostras botânicas coletadas no estado, durante o trabalho em campo do IFN-PE.
“A parceria com o Herbário IPA é muito importante para o IFN, pois é um dos maiores herbários de toda região, com um grande acervo de exsicatas tanto da Mata Atlântica pernambucana quanto da Caatinga”, explica Tiago Cruz, analista ambiental do Serviço Florestal.
“O SFB irá fornecer o apoio necessário ao herbário, com equipamentos e contratação de botânicos, para execução das identificações botânicas no âmbito do IFN no estado”, acrescenta.

- O Herbário IPA será responsável por receber e identificar todas as amostras botânicas coletadas em Pernambuco (Foto: Carla Mazzonetto)
Também nesta quinta-feira, a equipe do Inventário Florestal chegou ao município de Garanhuns, no agreste pernambucano, que será a base de trabalho pelos próximos dias. Nesse período, serão visitados outros 18 municípios nas proximidades.
Em todo o estado, o levantamento será feito em 249 pontos distribuídos em mais de 115 municípios. A previsão é que a coleta de dados em campo seja concluída em julho deste ano.
O trabalho inclui medições biofisicas, análise da saúde e da vitalidade das árvores, coleta de amostras do solo e de material botânico. Além disso, serão realizadas entrevistas com moradores próximos às áreas pesquisadas sobre sua relação com a floresta e o uso dos recursos florestais.
A iniciativa, de abrangência nacional, é coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Em Pernambuco, o levantamento é realizado com recursos do Projeto GEF (Global Environmental Facility) de Apoio ao IFN, administrados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e conta com o apoio do governo do estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Contato para a Imprensa
Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação do IFN
Cecília Jorge
(61) 2028-7125
consultora.gef@florestal.gov.br