Notícias
Equipe do Inventário Florestal chega a Garanhuns
Técnicos entrevistam moradores para o levantamento socioambiental do IFN. (Foto: Renan Dupont)
Nesta quinta-feira (23), a equipe do Inventário Florestal Nacional (IFN) chega a Garanhuns, em Pernambuco. A cidade será a base de trabalho pelos próximos dias, quando serão visitados outros 18 municípios próximos.
O levantamento no estado começou no dia 16 de março em Ipojuca e municípios vizinhos, região de Mata Atlântica. Em Garanhuns, os técnicos encontrarão a vegetação típica do agreste pernambucano.
O trabalho inclui medições biofisicas, análise da saúde e da vitalidade das árvores, coleta de amostras do solo e de material botânico. Além disso, serão realizadas entrevistas com moradores próximos às áreas pesquisadas sobre sua relação com a floresta e o uso dos recursos florestais.
Em todo o estado, o levantamento será feito em 249 pontos distribuídos em mais de 115 municípios. A previsão é que a coleta de dados em campo seja concluída em julho deste ano.
A iniciativa, de abrangência nacional, é coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Em Pernambuco, o levantamento é realizado com recursos do Projeto GEF (Global Environmental Facility) de Apoio ao IFN, administrados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e com apoio do governo do estado de Pernambuco através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Contato para a Imprensa
Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação do IFN
Cecília Jorge
(61) 2028-7125
consultora.gef@florestal.gov.br