Notícias
SFB capacita entidades para fazer o CAR no Semiárido
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
As cinco organizações da sociedade civil que assinaram contratos relativos ao Edital FNDF/SFB/MMA Nº 01/2015 participaram nos dias 28 e 29/01 de um workshop de alinhamento para execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em imóveis rurais da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais do Semiárido brasileiro.
As organizações irão ajudar a inscrever 62,5 mil propriedades e posses rurais em 218 municípios dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. A ação é fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) com o Fundo Socioambiental da Caixa.
A região do Semiárido foi escolhida em função da baixa adesão ao CAR. De acordo com o último boletim divulgado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), a região Nordeste tem apenas 35,5% de sua área cadastrada de um total de 76 milhões de hectares cadastráveis.
A oficina serviu para alinhar a compreensão das organizações que participam desse verdadeiro mutirão de inscrições no CAR, dirimindo dúvidas, entendendo o processo de inscrição e sua dinâmica e, também, contribuindo para o aprimoramento do CAR.
Na abertura do evento, o diretor geral do SFB, Raimundo Deusdará, destacou a importância da participação das organizações neste esforço concentrado para povoar o Cadastro Ambiental Rural.
Desenvolvimento no Campo
O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Mario Guedes, lembrou que o CAR é conhecido mundialmente como um instrumento de estímulo à produção sustentável. De acordo com o secretário, os principais atores do comércio mundial estão muito sensíveis quanto à procedência dos produtos e sua forma de produção.
A diretora do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Ana Beatriz de Oliveira, disse que o CAR vai além do cadastramento e será instrumento para o desenvolvimento de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do campo.
Participam da iniciativa a Organização de Apoio aos Agricultores e Criadores do Sertão e Semiárido de Alagoas (Oascal), a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), o Instituto Potiguar de Desenvolvimento de Comunidades (Idec), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Cooperativa de Profissionais Especializados em Serviços para Agricultura Familiar (Ecoterra).
O que é o CAR – O Código Florestal, Lei n° 12.651/2012, institui a criação do Cadastro Ambiental Rural no âmbito do Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente (Sinima). Trata-se de um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.