Notícias
Presente de aniversário: Serviço Florestal, agora, tem sede própria
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) comemorou, nesta sexta-feira (18/03), a inauguração de sua sede e a assinatura, pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), da cessão de uso, por trinta anos, do terreno que ocupa atualmente, juntamente com os prédios que vêm sendo usados pelo SFB há nove anos. A conquista do espaço próprio faz parte das comemorações pelos 10 anos do SFB.
Representando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o secretário executivo do ministério, Carlos Augusto Klink, comemorou o momento e enfatizou a importância da integração entre o trabalho dos dois órgãos, destacando a recente conquista que foi a aprovação, na última quarta-feira, de uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que alterou o coeficiente de rendimento volumétrico (CRV) para as indústrias de extração de madeira.
Segundo o secretário, a medida é de extrema importância para o combate ao desmatamento ilegal, já que vai tirar do mercado um milhão de metros cúbicos de madeira clandestina circulam no Brasil.
Parceria e proximidade
Durante a solenidade, a presidente do Ibama Marilene Ramos, destacou a importância deste momento e a parceria entre as duas instituições, o que vem gerando frutos importantes.
“Eu entendi que, com a conexão que existe entre o trabalho do Ibama e o do Serviço Florestal, eu não poderia tomar outra decisão, senão de manter o SFB próximo a nós”, disse.
Raimundo Deusdará destacou a generosidade que representa a cessão do espaço pelo Ibama, e também a possibilidade de, por estarem fisicamente próximas, as duas instituições poderem colaborar entre si.
Representando os servidores do Serviço Florestal, Fernanda Campos, assessora jurídica contou sua trajetória de dez anos no SFB, contando sua transferência da extinta Secretaria da Amazônia, do Ministério do Meio Ambiente. Na época, lembra, o Serviço Florestal apenas nascia, e contava com poucos servidores mas, segundo ela, com uma missão muito nobre. Para ela, fazer parte do Serviço Florestal Brasileiro é, hoje, motivo de muito orgulho.