Notícias
Novas atribuições do SFB são apresentadas na 30ª reunião da CGFLOP
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
As novas perspectivas e o andamento das principais atividades do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) foram tema da 30ª Reunião da Comissão de Gestão das Florestas Públicas (CGFLOP) realizada ontem, 29/05, no auditório do Cenaflor, na sede do órgão em Brasília. A reunião contou com 20 membros, dentre representantes de órgãos governamentais, do setor produtivo e do terceiro setor.
A abertura da reunião foi realizada pelo diretor geral do Serviço Florestal, Raimundo Deusdará Filho, que falou sobre a migração do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) para o SFB e sobre como essa nova atribuição se relaciona com as agendas já trabalhadas pelo órgão.
“Além da gestão das florestas públicas, parte significativa da agenda relacionada a implementação do Código Florestal também será tratada pelo SFB. A partir desta nova abordagem, poderemos fazer um cruzamento das informações geradas pelo Inventário Florestal Nacional com as obtidas pelo Cadastro Ambiental Rural, dentre outras possibilidades”, explicou.
Durante a reunião também foi apresentado um panorama econômico do setor florestal e o Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF) 2016, que indica as florestas públicas que estão habilitadas para a concessão florestal. Conforme o documento, dos 222 milhões de hectares de florestas públicas federais, cerca de 2,1 milhões estarão aptos para a concessão no próximo ano, o que, retiradas as áreas protegidas por lei, poderá levar a 1,3 milhões de hectares disponíveis para o manejo florestal sustentável*.
Inventário Florestal
Também foram apresentadas na reunião, atualizações sobre a implementação do Inventário Florestal Nacional (IFN), iniciativa que tem por objetivo avaliar em campo a qualidade das florestas do país. Conforme apresentou o diretor de Pesquisa e Informações Florestais, Joberto Veloso Freitas, a iniciativa já coletou dados em 17 estados brasileiros, cobrindo mais de 100 milhões de hectares.
UNFF
A reunião terminou com informes sobre a arrecadação e a geração de empregos dos 14 contratos de concessões florestais federais vigentes. Também foi feito um relato sobre a participação do Serviço Florestal Brasileiro no 11° Fórum de Florestas da Organização das Nações Unidas (sigla em inglês UNFF), realizado em maio, em Nova Iorque.
CGFLOP
A Comissão de Gestão de Florestas Públicas foi instituída pela Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei N° 11.284/2006) e é composta por 24 representantes de órgão governamentais e de instituições do terceiro setor. A comissão é de natureza consultiva e se reúne duas vezes por ano para acompanhar a gestão das florestas públicas federais.
Acesse aqui os documentos da 30ª Reunião Ordinária da CCGFLOP.