Portfólio de investimentos voltados à transformação ecológica no Brasil
Com o objetivo de qualificar um portfólio de investimentos sustentáveis no Brasil, alinhado ao Plano de Transformação Ecológica (PTE), a cooperação técnica MF-CEPAL conduzirá uma avaliação estratégica de investimentos focados nos setores de bioeconomia, soluções baseadas na natureza, energia, indústria e mobilidade.
A iniciativa é realizada pela Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda (SDES/MF), em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), e integra a cooperação técnica “Integração regional e desenvolvimento produtivo verde para um futuro mais produtivo, inclusivo e sustentável na América Latina” — uma iniciativa da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A primeira etapa do projeto tem como objetivo identificar diferentes bases de dados sobre investimentos sustentáveis no Brasil, com potencial para acelerar a triagem de projetos estratégicos para o país. Na sequência, os estudos se concentram na identificação de padrões de desenvolvimento — como indicadores de empregabilidade (com recortes de raça e gênero), adensamento tecnológico, e distribuição regional e por biomas — além de tendências e características específicas. Ao mapear avanços e barreiras nos setores selecionados, o diagnóstico gerado subsidiará a formulação de políticas, planos, medidas e ações de curto, médio e longo prazo.
Com isso, a iniciativa contribuirá especialmente para o fortalecimento da taxonomia sustentável brasileira e para a implementação da Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos (BIP), atuando de forma ativa na atração de investidores internacionais e na mobilização de mecanismos de financiamento que promovam um crescimento econômico dinâmico, inclusivo e ambientalmente responsável.