Notícias
Corregedoria do Ministério da Fazenda participa de Roda de Conversa sobre Integridade Institucional promovida pelo Banco do Brasil
Na última quinta-feira, 15 de maio, a Corregedoria do Ministério da Fazenda participou da Roda de Conversa promovida pelo Programa de Compliance e Integridade do Banco do Brasil, com o tema Integridade Institucional. O encontro aconteceu no Espaço Arena, no Edifício-Sede do Banco do Brasil, e teve como objetivo compartilhar experiências e divulgar boas práticas na gestão de riscos relacionados à integridade, envolvendo empresas públicas, privadas e de economia mista.
O corregedor Antônio Carlos Nóbrega representou a Corregedoria do Ministério da Fazenda como palestrante do Painel II, ao lado de Francisco Bessa (Ministério da Gestão e da Inovação), Fernanda Figueiroa (Banco do Brasil) e Carolina Brombal (Banco do Brasil e Mulheres do Compliance).
Durante sua fala, Antônio Carlos apresentou as principais ações da Corregedoria na área de integridade e prevenção, destacando a campanha PadNão, o Manual de Operação de PAR (MOPAR) e o Fórum de Corregedorias da Área Econômica (FOCO.E+). O corregedor ressaltou ainda o papel estratégico da Corregedoria como instância de integridade no âmbito do Programa FazIntegridade — o Programa de Integridade do Ministério da Fazenda — e sua contribuição direta para o fortalecimento da cultura institucional de ética, integridade e responsabilização.
O painel também destacou o papel das corregedorias na apuração de denúncias, com foco na mitigação de conflitos de interesses e na gestão da consequência, além de sua contribuição para fortalecer a cultura organizacional de prevenção a ilícitos e à violência laboral.
Além do corregedor Antônio Carlos Nóbrega, participaram como palestrantes Isadora Jinkings, chefe da AECI do Ministério da Saúde; Patrícia Miguel, superintendente de Integridade do BNDES; Fabiana Lima, chefe do Departamento de Integridade do BNDES; Márcia Alves de Figueiredo, coordenadora de projetos do Gabinete do Ministro de Minas e Energia; Fernanda Figueiroa, gerente executiva do Banco do Brasil; e Carolina Brombal, representante do grupo Mulheres do Compliance, também do Banco do Brasil.
A Roda de Conversa reforçou a importância da colaboração entre órgãos e entidades para construir uma cultura sólida de integridade, destacando também o valor do compartilhamento de experiências e aprendizados como ferramenta essencial para o aprimoramento contínuo.