Notícias
COOPERAÇÃO
Ministério da Fazenda apresenta iniciativas de economia circular na Expo Catadores 2025

- O ministro Fernando Haddad posa com as equipes da Enec e do PromEC em sua visita à Expo Catadores 2025, realizada durante três dias em dezembro de 2025 – Foto: Divulgação/MF
O Plano de Transformação Ecológica (PTE) – Novo Brasil, pelo seu eixo de Economia Circular, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, marcou presença no maior encontro de catadoras e catadores do mundo, a Expo Catadores 2025, que aconteceu nos dias 17, 18 e 19 dezembro de 2025. Foram três dias de escuta, diálogo e trocas de experiências para a construção de soluções com equilíbrio ambiental, social e econômico.
A participação se deu por meio do PromEC - Promoção da Economia Circular para a Transformação Econômica Socioecológica, um projeto integrante da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e implementado pelo Ministério da Fazenda em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
A Estratégia Nacional de Economia Circular (Enec) também marcou presença no stand. Ela tem por objetivo promover a transição do modelo de produção linear para uma economia circular, de modo a incentivar o uso eficiente dos recursos naturais e das práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva. O stand recebeu a visita do ministro Fernando Haddad e a atenção da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conferiu as iniciativas.
Ampliação da Economia Circular
O PromEC tem iniciativas em andamento em 4 frentes: implementação e aprimoramento de políticas públicas, fomento de novos modelos de negócio circulares, maior e melhor acesso ao financiamento para criação de negócios circulares e fortalecimento da governança participativa. Tudo isso com objetivo de gerar produtividade, empregos de qualidade e redução das desigualdades.
Para 2026, estão previstas diversas atividades, dentre elas:
- Taxonomia da Economia Circular no Brasil
- Painel de monitoramento da Economia Circular no Brasil;
- Catálogo de modelos de negócios circulares;
- Programas de circularidade para indústria e PMEs.
- Apoio na adequação e criação de instrumentos financeiros para economia circular;
- Divulgação de linhas de crédito e financiamento exclusivo para lideranças femininas de negócios circulares.
- Organização de processos participativos e recomendações para políticas públicas;
- Articulação e engajamento de organizações da sociedade civil para contribuir com o marco regulatório.
O PromEC é financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. Conta ainda com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Sebrae e Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).