Notícias
GESTÃO PÚBLICA
Tesouro Nacional leva inovação tecnológica para melhorar a gestão da merenda escolar em Valparaíso de Goiás
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, visitou na terça-feira (12/11) a Escola Municipal Leolino de Jesus Soares, em Valparaíso de Goiás (GO), para acompanhar a implementação da plataforma BB Alimentação Escolar, uma solução tecnológica que moderniza a gestão da alimentação escolar pública. A iniciativa, viabilizada no âmbito da Portaria nº 808 da Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda (STN/MF), marca a primeira entrega concreta à sociedade dentro do eixo de inovação tecnológica previsto pela norma.
Desenvolvida em parceria entre a govtech Lemobs e o Banco do Brasil, a plataforma utiliza inteligência artificial para apoiar gestores e nutricionistas na administração dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O sistema otimiza o planejamento de cardápios, o controle de estoques e despesas, e incentiva a compra de produtos da agricultura familiar, garantindo mais qualidade e sustentabilidade à merenda.
“Tivemos hoje a oportunidade de acompanhar, aqui em Valparaíso, os testes e a implantação do sistema de gestão da merenda escolar, patrocinado pelo Banco do Brasil em parceria com o Tesouro Nacional”, afirmou na ocasião o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron. “É uma iniciativa que gera inovação tecnológica, apoia crianças, amplia a transparência e ajuda na boa aplicação dos recursos públicos”, acrescentou.
Resultados concretos
Valparaíso de Goiás foi escolhido como município-piloto para o projeto, com três escolas participantes: Escola Maria Marluce Correia Lopes, Escola Municipal Leolino de Jesus Soares e Escola Municipal Adeuvaldo Barbosa Espíndola. Em apenas um mês de implantação, os resultados já são expressivos com 60% de redução de desperdício de alimentos, o equivalente a 1 tonelada por ano e 52% dos alunos com diagnóstico nutricional atualizado (antropometria).
Além disso, foi feito ainda o cumprimento integral da Resolução 06/2020 do FNDE, que prevê teste de aceitabilidade da alimentação e a realização de eventos socioeducativos e capacitações, com entrega de tablets para o acompanhamento em tempo real da gestão da merenda.
Tecnologia a serviço das pessoas
De acordo com Hélen Cássia Nunes e Silva, gerente-geral da Unidade Estratégia Governo do Banco do Brasil, a entrega simboliza o poder da inovação quando aliada ao propósito público. “Em pouco tempo, a solução BB Alimentação Escolar já transformou a rotina das escolas, com mais transparência, eficiência e rastreabilidade no uso dos recursos. Tudo isso só foi possível graças à parceria com a STN e ao comprometimento do município de Valparaíso, que acreditou no projeto desde o início”, destacou.
A secretária municipal de Educação, Maria Rita, celebrou o protagonismo de Valparaíso. “Recebemos com muita alegria o fato de sermos município-piloto. O projeto ajuda a detectar desperdícios e agiliza os processos, com lançamento imediato das informações no sistema. Isso traz benefícios reais para a gestão e garante que a alimentação chegue de forma adequada a cada aluno”, disse.
Impacto social e inclusão
O prefeito Marcus Vinícius ressaltou o impacto social da iniciativa, especialmente nas regiões mais vulneráveis. “Temos escolas em locais em que, muitas vezes, a principal refeição do aluno é a da escola. Esse projeto vai nos ajudar a entender melhor essa realidade, identificar os alunos mais vulneráveis e integrar políticas públicas de assistência social”, citou.
A diretora da Escola Municipal Leolino de Jesus Soares, Rosemeire José de Araújo, relatou o entusiasmo da comunidade escolar, e comentou o funcionamento da tecnologia que inclui até mesmo reconhecimento facial, afirmando que “o sistema é rápido e eficiente. Os alunos adoraram o carômetro, e isso até melhorou a aceitabilidade das refeições. Financeiramente, o projeto ajuda o município a ter mais consciência sobre o aproveitamento dos alimentos e a reduzir o desperdício”.
A Portaria nº 808/2023 da STN/MF estabelece que operações de crédito garantidas pela União devem gerar contrapartidas voltadas, entre outros eixos, à inovação tecnológica e aprimoramento da gestão pública. A iniciativa de Valparaíso é a primeira a gerar resultados concretos para a sociedade dentro desse eixo, um exemplo de como a inovação pode fortalecer políticas públicas e melhorar a qualidade de vida da população. “O que vemos aqui é gestão pública moderna, com dados, tecnologia e compromisso com as pessoas”, resumiu Hélen Cássia Nunes e Silva, do Banco do Brasil.
![12/11/2025 - [STN] Programa 'BB Alimentação Escolar'](https://live.staticflickr.com/65535/54919620924_de62ec9076_c.jpg)