Capacidade de Resposta e Resiliência
8. Capacidade de Resposta e Resiliência
A Capacidade de Reposta e a Resiliência é fundamental para garantir que a instituição possa não apenas enfrentar crises e eventos adversos, mas também se recuperar rapidamente e aprender com eles.
Esse pilar valoriza uma cultura de prontidão e preparação, incentivando uma postura proativa não apenas para gerenciar os riscos previamente identificados, mas também para lidar com riscos emergentes e incidentes que possam escapar aos controles tradicionais.
Ao incorporar mecanismos de resposta dentro do modelo GIR, a organização deve alinhar suas políticas de resposta e recuperação com os princípios de governança de riscos, assegurando que todos os riscos – desde os operacionais aos estratégicos – sejam abordados de forma coesa.
Esse alinhamento permite que as ações de resposta sejam compatíveis com os objetivos estratégicos, facilitando uma recuperação ágil e eficaz que leve em consideração os efeitos cruzados de riscos interdependentes.
A criação de uma estrutura de resposta padronizada e de uma comunicação eficiente entre todos os órgãos e áreas, possibilita uma ação conjunta em situações de crise. Além disso, a elaboração de planos de contingência, protocolos de resposta a incidentes, o monitoramento e gestão de riscos emergentes e a implementação de estratégias que assegurem a continuidade das atividades essenciais são elementos importantes que sustentam a resiliência organizacional.