Alinhamento Estratégico
4. Alinhamento Estratégico
O Alinhamento Estratégico assegura que a gestão de riscos esteja diretamente integrada aos objetivos e prioridades da organização, permitindo que as decisões sobre riscos sejam tomadas de forma alinhada à missão, visão e valores institucionais. Esse pilar promove a integração entre as práticas de gestão de riscos e os objetivos estratégicos do Ministério e seus órgãos para que as decisões em todos os níveis e áreas sejam guiadas por uma visão estratégica comum.
Essa integração favorece uma gestão proativa, em que os riscos aos objetivos estratégicos são considerados na formulação e execução das estratégias institucionais. Dessa forma, o planejamento estratégico incorpora uma perspectiva de risco que orienta a tomada de decisão e ajusta recursos e esforços para focar nos riscos com maior potencial de impactar os resultados institucionais.
Outro aspecto fundamental é a definição do apetite a risco, que determina o nível de exposição ao risco que o Ministério está disposto a aceitar em prol de seus objetivos. Com o apetite a risco bem estabelecido, o Ministério pode orientar as decisões de gestão de riscos com clareza, ajustando a tolerância a cada tipo de risco conforme o impacto esperado sobre os objetivos estratégicos.
Ao integrar a gestão de riscos ao planejamento estratégico, a definição das estratégias e do apetite a risco, promove-se uma abordagem de gestão de riscos informada e orientada por objetivos, em que as ações de mitigação, prevenção e controle dos riscos são ajustadas de acordo com a sua relevância estratégica.