Sobre o IDP
O Programa de Descarbonização da Indústria (IDP) está ajudando a mudar indústrias de alta emissão em países em desenvolvimento para práticas mais sustentáveis e desbloqueando investimentos em modelos e tecnologias de negócios de carbono zero e resilientes ao clima. O programa apresenta a abordagem programática do CIF, um envelope previsível e flexível em recursos concessionais e incentiva o envolvimento direto do setor privado durante todo o processo.
IMPULSIONANDO PIONEIROS
A indústria, uma das maiores emissoras de gases de efeito estufa, é também das mais desafiadoras para descarbonizar, exigindo soluções integradas de políticas, mercados e instituições. O IDP promove investimentos em tecnologias de baixo carbono, ajudando países em desenvolvimento a liderarem a descarbonização, superando barreiras, impulsionando a inovação e transformando o setor industrial por meio de parcerias público-privadas.
IDP no Brasil
Resumo do Plano de Investimento: Em janeiro de 2025 o Brasil submeteu uma manifestação de interesse ao CIF para participar do Programa IDP e foi selecionado pelo Fundo em junho de 2025 para preparar um plano de investimento. Por meio do Programa, o País terá acesso a até US$ 250 milhões em recursos concessionais do fundo. A expressão de interesse apresentada pelo Brasil recebeu a pontuação mais alta entre as 26 propostas submetidas por países elegíveis, destacando-se pelo seu grau de ambição, maturidade institucional e alinhamento com políticas públicas nacionais. O documento propõe uma estratégia abrangente para acelerar a transição de setores industriais intensivos em emissões – como cimento, aço, alumínio, químicos e fertilizantes – para tecnologias de baixo carbono, com ênfase na inovação, na promoção da economia circular e na geração de empregos verdes. Atualmente, o plano de investimento do Brasil para o IDP está em fase de desenvolvimento.
Valor total: até US$ 250 milhões
Data de aprovação: ND
Ponto focal técnico do IDP no Brasil: Ministério de Minas e Energia (MME) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
*Dados atualizados em fevereiro/2026.