Notícias
LUTO
Nota de pesar: Mestra Margarida do Guerreiro Santa Joana Darc
Divulgação
O Ministério da Cultura (MinC) manifesta pesar pelo falecimento, nesta sexta-feira (7), de Maria Margarida da Conceição, aos 89 anos. Matriarca da cultura do Cariri (CE), a Mestra Margá, como ficou carinhosamente conhecida, dedicou a vida à valorização e à preservação da ancestralidade, dos saberes e fazeres das culturas populares.
Com apenas 15 anos, inovou ao fundar “As Guerreiras de Joana D’ Arc”, o primeiro grupo de reisado exclusivo para mulheres e segue até hoje como inspiração para outras gerações de brincantes, mestres e mestras. A sua tradição singular e originalidade musical são reconhecidas por todos os guerreiros da região.
Mestra Margarida nasceu em Maceió (AL), em 21 de julho de 1935. Ainda criança, mudou-se com os pais, devotos de Padre Cicero, para Juazeiro do Norte (CE). Na cidade cearense, descobriu o encantamento pelas manifestações populares, influenciada por Mestre Amaro e Mestra Agada.
O MinC se solidariza com a família, amigos e toda comunidade cultural do Cariri. Agradece a grande contribuição da Mestra Margá à cultura brasileira e reafirma seu compromisso com as culturas tradicionais e populares.
Que sua memória e legado continuem a inspirar a todos, lembrando a importância de preservar e valorizar as raízes culturais.