Notícias
ADEUS
Nota de pesar: Maria Helena Lopes
Foto: Adri Marchiori
O Ministério da Cultura (MinC) recebeu com pesar a notícia da morte da atriz, diretora e professora Maria Helena Lopes, aos 90 anos, na quinta-feira (24), em Porto Alegre. Fundadora do Grupo Tear, na década de 1980, ela era referência do teatro no Rio Grande do Sul, sendo uma das primeiras diretoras profissionais a atuar na capital gaúcha nos anos 1960.
Nascida em Pelotas, Maria Helena ingressou na carreira artística na dança, mas logo migrou para o teatro, onde se consolidaria. Foi professora do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) entre 1967 e 1994. Em suas aulas de expressão corporal, improvisação, interpretação e direção ela formou gerações de artistas.
De 1978 a 1980 estudou na escola Lecoq, em Paris. Retornou ao Brasil em 1981, quando montou o Grupo Tear. O coletivo foi fonte de inspiração para o teatro de criação feito no Sul do país e seus espetáculos tornaram-se marcos das artes cênicas.
Entre as montagens realizadas pelo grupo estão Reis Vagabundos, Crônica de uma Cidade Pequena e O Império da Cobiça, que conquistaram diversos prêmios. Em 1995, ela dirigiu o espetáculo Impressões Transitórias, no Rio de Janeiro.
Neste momento de tristeza, o Ministério da Cultura se solidariza com a família, amigos e admiradores de Maria Helena, um nome de destaque nas artes cênicas do país.