Notícias
ADEUS
Nota de pesar: Manoel Carlos
Foto: Fabio Seixo
O Ministério da Cultura (MinC) manifesta pesar pelo falecimento do autor, diretor, produtor e escritor Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, aos 92 anos, ocorrido neste sábado (10), no Rio de Janeiro.
Maneco, como era conhecido, foi um dos nomes mais importantes da teledramaturgia brasileira, com mais de seis décadas de contribuição à televisão. Reconhecido por sua sensibilidade para retratar as relações humanas, tornou-se célebre pelas suas protagonistas conhecidas como as Helenas, personagens fortes que marcaram a história das novelas brasileiras e conquistaram o público.
O autor também popularizou o bairro do Leblon como cenário de suas tramas, trazendo à tona tipos e conflitos com grande humanidade, sob um olhar que combinava dilemas pessoais e contextos familiares.
Manoel Carlos era filho do comerciante José Maria Gonçalves de Almeida e da professora Olga de Azevedo Gonçalves de Almeida. Nascido em 1933, se considerava paulista só na certidão de nascimento, e fazia questão de declarar seu amor pelo Rio de Janeiro.
Neste momento de luto, o Ministério da Cultura se solidariza com os familiares, amigos, colegas de profissão e toda a comunidade artística e cultural.