Notícias
DESPEDIDA
Nota de pesar: Hélio Delmiro
Foto: Divulgação
O Ministério da Cultura (MinC) recebeu com pesar a notícia da morte do violonista e guitarrista Hélio Delmiro, aos 78 anos, nesta segunda-feira (16), em Brasília (DF). O músico era considerado uma referência do jazz no Brasil e tocou ao lado de cantoras como Elis Regina e Elizeth Cardoso, além de ter gravado com Sarah Vaughan, com quem participou do Festival de Montreux em 1979.
Nascido em uma família de músicos no Rio de Janeiro, Delmiro começou a exercitar seu talento ainda na infância. Aos 5 anos, recebeu um cavaquinho de presente do irmão. Na adolescência, o interesse pela bossa nova o levou a se encantar pelo violão.
Nos anos 1960, ele fez parte do grupo Fórmula 7, com o qual se apresentou em programas de TV e gravou três discos.
Delmiro tocou ainda como grandes nomes como Clara Nunes, Elza Soares, Nana Caymmi, César Camargo Mariano, João Bosco, João Donato, Carlos Lyra, Marcos Valle e Wagner Tiso.
O álbum Samambaia, de 1981, gravado com o pianista César Camargo Mariano, é um expoente da música instrumental brasileira. O guitarrista também participou de outros dois discos clássicos: Elis & Tom, lançado em 1974; e O Som Brasileiro de Sarah Vaughan, de 1978.
Seu trabalho mais recente é Certas Coisas, de 2025, gravado com Augusto Martins.
Neste momento de tristeza, o Ministério da Cultura se solidariza com a família, amigos e admiradores de Hélio Delmiro e enaltece sua imensa contribuição para a música brasileira.