Notícias
DESPEDIDA
Nota de pesar: Deolindo Checcucci
O Ministério da Cultura (MinC) recebeu com pesar a notícia da morte do diretor, dramaturgo e professor de teatro baiano Deolindo Checcucci, aos 76 anos, na madrugada de segunda-feira (4). Em mais de 40 anos de carreira, ele foi também encenador, dramaturgo, cenógrafo, figurinista, produtor e ator.
Nascido em Jequié, Deolindo começou a trajetória em 1968, após concluir o curso de Formação do Ator na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na instituição ele começou dando aulas de Teatro e Expressão Corporal. Foi ainda chefe de departamento, coordenador de colegiado e diretor da Escola de Teatro entre as décadas de 1980 e 2000.
Deolindo formou e inspirou inúmeras turmas de artistas. Criou o espaço teatral alternativo Palco Verde e dirigiu mais de 60 montagens, incluindo textos próprios e de autores como Eugène Ionesco, Maria Clara Machado e Cleise Mendes.
Como autor, publicou a coleção Teatro Baiano, composta por três volumes de suas peças: Musicais Infanto-juvenis, Peças de Amor e Ódio e Protagonistas Nordestinos.
De perfil inovador, trouxe ao teatro brasileiro recursos cênicos aprendidos em estudos realizados no exterior, como o uso de estruturas verticais e planos de ação diferenciados.
O MinC se solidariza com a família, amigos e admiradores desse importante nome do teatro brasileiro