Notícias
AVISO DE PAUTA
Ministra da Cultura do Brasil e embaixador da França abrem oficialmente a Temporada França-Brasil nesta quinta (21)
Para celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, os governos dos dois países programaram a Temporada Cruzada Brasil-França e França-Brasil. Entre abril e setembro de 2024 ocorreu a Temporada Brasil-França no país europeu. Agora, é a vez do Brasil sediar a Temporada França-Brasil, que seguirá até dezembro, com eventos em 15 cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, entre outras.
A temporada será aberta oficialmente nesta quinta-feira, (21), às 16h, no Museu Nacional, em Brasília, pela ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e pelo embaixador da França, Emmanuel Lenain. Logo após a cerimônia, restrita a convidados, serão realizadas atividades abertas ao público, com destaque para o show da cantora beninense Angélique Kidjo, tendo a baiana Daniela Mercury como convidada.
A temporada Brasil-França incluiu mais de 300 eventos em mais de 50 cidades francesas, com foco em cultura e criatividade brasileira. Nos próximos quatro meses, a programação francesa em nosso país traz atividades que abordam temas como diversidade de sociedades e diálogo com a África, democracia e Estado de direito, e clima e transição ecológica.
O primeiro evento da agenda é o Festival Convergências, que já vem acontecendo desde segunda-feira, (18). Nesse dia teve início no SESI Lab a etapa presencial do Fórum Convergências, que desde março reúne remotamente 80 jovens em atividades voltadas para temas como democracia, igualdade de gênero, combate à desinformação e empreendedorismo social.
Às 18h15, na área externa do Museu Nacional, a companhia Les Filles du Renard Pâle, de Marselha, fará uma apresentação de funambulismo (arte de caminhar ou realizar acrobacias sobre uma corda esticada entre dois pontos), atravessando entre o Museu e a Biblioteca Nacional. Logo em seguida, às 19h15, apresenta-se o Boi de Seu Teodoro, de Sobradinho.
A partir das 20h, na área externa da Biblioteca Nacional, começam as apresentações musicais. Antes do show de Angélique Kidjo com Daniela Mercury, sobem ao palco a carioca Karla da Silva e Puma Camillê, multiartista paulistana conhecida por unir a capoeira e o vogue, criando um movimento que ela chama de "capoeira para todes”.
A entrada para os espetáculos é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso antecipadamente no Sympla.