Notícias
AVISO DE PAUTA
Ministério da Cultura participa do Festival Literário de Itabira – Flitabira (MG)
Entre os dias 29 de outubro a 2 de novembro, o Ministério da Cultura (MinC) participa do 5.º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), em Minas Gerais (MG). A programação gratuita apresenta o tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”, e conta com atrações infantis e juvenis, lançamentos de livros, oficinas, prêmio de redação, exposição e música. O evento terá a presença do secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba. Destaque também para o lançamento do livro “Memórias do Meu Quilombo” (Editora Pallas), de Dona Rosinha, liderança quilombola nascida e criada no Quilombo Morro Santo Antônio. A obra tem colaboração com a inserção de texto assinado pelo gestor da pasta.
O secretário do MinC, Fabiano Piúbá participa do evento de lançamento de “Memórias do Meu Quilombo” (Editora Pallas), de Dona Rosinha. O momento acontece na quinta-feira, 30 de outubro, às 19h, em uma mesa especial com o gestor Fabiano Piúba e Conceição Evaristo, autora do prefácio do livro, com mediação de Marcelino Freire. Após a conversa, haverá sessão de autógrafos com a autora.
O livro nasceu de um encontro histórico, durante a 3ª edição do Flitabira, em novembro de 2023, quando Conceição Evaristo e Fabiano Piúba visitaram o Quilombo Morro Santo Antônio, a convite do Festival. Naquele dia, entre conversas, memórias e café compartilhado, Conceição e Fabiano ouviram, atentamente, as histórias de Dona Rosinha — lembranças guardadas por décadas, contadas com emoção, humor e resistência.
Desde a juventude, Dona Rosinha encontrou na escrita — em pequenos cadernos e cartas — uma forma de registrar o cotidiano e as memórias de seu povo. Agora, essas palavras ganham corpo em um livro que preserva a ancestralidade e reafirma o direito à literatura e à história como formas de cidadania.
Desse encontro, surgiu a ideia de transformar as anotações e escritos de Dona Rosinha, guardados em cadernos de escola, em um livro. “Memórias do Meu Quilombo” foi gestado ao longo de dois anos, reunindo 16 capítulos de lembranças atravessadas por afetos, saudades, fome e racismo, mas também por beleza, solidariedade e fé.
O lançamento de “Memórias do meu Quilombo” celebra a bibliodiversidade e dá visibilidade às vozes de Itabira. Como disse Fabiano Piúba em sua visita: “a Flitabira é um ambiente para o exercício do direito cultural e educacional. Ela promove a democratização do acesso aos livros, a formação de leitores e valoriza a literatura brasileira.”
Sobre o 5.º Flitabira
O 5.º Flitabira é patrocinado pela Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Prefeitura de Itabira. Com uma programação extensa, para todos os públicos e idades, o 5.º Flitabira promove debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para crianças, prêmio de redação, apresentações musicais e teatrais e oficinas, tudo ao redor de uma imensa e linda livraria. Criou também o “Flitabira da Gente”, dedicado aos empreendedores locais.
Serviço
5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo
Entrada gratuita
Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.
Toda a programação é transmitida online pelo Youtube @flitabira
Outras informações
Assessoria de Imprensa MinC
imprensa.minc@cultura.gov.br
Canal do MinC no WhatsApp