Notícias
AVISO DE PAUTA
Com participação do MinC, Missão Ibero-americana de Economia Criativa reúne especialistas internacionais em SP
O Ministério da Cultura (MinC) realiza entre os dias 12 e 16 de maio, na sede do Itaú Cultural em São Paulo, a Missão Ibero-americana de Economia Criativa em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Fundação Itaú e Rede Internacional de Observatórios e Investigadores de Políticas e Economia da Cultura. A iniciativa se insere no âmbito do Programa Ibero-americano de Indústrias Culturais e Criativas (PIICC) e reforça o compromisso do Brasil com a valorização e o fortalecimento do setor.
A programação prevê o intercâmbio de experiências, a capacitação de profissionais e a discussão de políticas públicas voltadas para as indústrias culturais e criativas na região. A atividade acontece no contexto em que o Brasil ocupa a presidência pro tempore do Foro de Vice-Ministros de Cultura dos países Ibero-Americanos para a Economia Criativa, liderado pelo secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares. Estarão presentes comitivas da Bolívia, Equador, Honduras, Paraguai, Portugal e República Dominicana.
Programação
A abertura institucional com as delegações será nesta segunda-feira (12), às 14h30. O MinC será representado pelo coordenador da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Laio Veloso de Oliveira. Em seguida acontece a primeira parte da capacitação sobre a medição do impacto da cultura no Produto Interno Bruto (PIB).
O segundo dia, 13 de maio, será dedicado ao Seminário Internacional Cultura e Criatividade: Impulsionando o Desenvolvimento Ibero-Americano. O diretor de Regulação de Direitos Autorais do MinC, Cauê Fanha, apresentará o painel O Futuro das Indústrias Criativas: Inovação, IA e os Desafios da Proteção de Obras protegidas por Direito Autoral, a partir das 14h25.
A mesa Regulação das Plataformas de Streaming: Como a IA está Moldando as Indústrias Criativas também contará com a moderação de Cauê, que irá conduzir o papo entre Nichollas Alem, presidente do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes (Idea), Guilherme Carboni, professor e coordenador do Grupo Propriedade Intelectual, Direitos Humanos e Inclusão (GPIDHI) da Direito FGV SP e Vitor Ido, doutor do Departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP.
Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, abrirá os trabalhos com a palestra “Cultura que Inspira, Criatividade que Move”. Seguir-se-ão mesas de debate sobre o papel da cultura no desenvolvimento sustentável, com a participação de representantes de observatórios e ministérios da cultura de Portugal, Colômbia e Brasil, e sobre as experiências de observatórios ibero-americanos na produção de conhecimento em política cultural, com especialistas do Equador, Argentina, Chile e da OEI.
O dia se encerrará com uma palestra magna de Leandro Valiati, da Universidade de Manchester, sobre o repensar do desenvolvimento pelas indústrias culturais e criativas, e uma visita técnica ao Itaú Cultural.
No dia 14 de maio, o foco será a Política Nacional de Economia Criativa do Brasil. O secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, apresenta o painel A Política de Economia Criativa: A experiência do Brasil, com a participação do diretor-geral de Cultura da OEI, Raphael Callou e do superintendente do Itaú Cultural, Jader Rosa, no dia 14, a partir das 9h30.
Na sequência, o secretário irá moderar a mesa Política Brasil Criativo e a Institucionalidade da Economia Criativa Brasileira, com a presença da diretora executiva do Ecossistema Criativo Feira Preta, Adriana Barbosa, da diretora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, Claudia Leitão e do doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ Leonardo de Marchi.
Ele conduzirá ainda a reunião informal do Foro Ibero-Americano de Vice-Ministros e Altas Autoridades de Cultura para a Economia Criativa, em que serão apresentadas atualizações das ações para 2025 no âmbito do Foro e rodadas de intervenções.
No dia 15 de maio, continuam as atividades de capacitação, focadas na gestão de projetos e políticas públicas em uma sessão fechada para as delegações. Haverá também uma reunião de trabalho entre o Observatórios e a OEI. À tarde, está prevista uma visita técnica ao FAB LAB LIVRE SP.
A MissãoIbero-americana se encerrará no dia 16 de maio com uma visita técnica à Ocupação 9 de Julho e à Embaixada Preta, proporcionando um contato direto com iniciativas culturais e criativas da cidade de São Paulo.
Serviço
Missão Ibero-americana de Economia Criativa
Data: 12 a 16 de maio
Local: Itaú Cultural - São Paulo
Outras informações
Assessoria de Imprensa MinC
Sheila de Oliveira
(31) 99246-2687
imprensa.minc@cultura.gov.br