Notícias
AVISO DE PAUTA
Ativistas globais e especialistas debatem cultura e sustentabilidade neste sábado, no Capanema
Neste sábado, 1º de novembro, o 2º Seminário Internacional Cultura e Mudança do Clima, promovido pelo Ministério da Cultura, segue com uma programação vibrante no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. O encontro reúne pensadores, ativistas e gestores culturais de diversos países para discutir como a cultura pode inspirar soluções e novas visões de mundo diante da crise climática.
Sessão 3 — Um tempo de monstros: Cultura, arte e imaginação coletiva diante da crise planetária - 13h45
A mesa de abertura do dia mergulha nas urgências do presente — um tempo de transição em que o velho mundo agoniza antes que o novo se afirme. Participa o sul-africano Kumi Naidoo, ex-secretário-geral da Anistia Internacional e primeira pessoa do Sul Global a comandar o Greenpeace Internacional, hoje presidente do Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis. Também integra o debate Vanessa Andreotti, educadora e pesquisadora radicada no Canadá, autora dos livros Hospicing Modernity e Outgrowing Modernity, reconhecida por suas reflexões sobre decolonialidade e transições civilizatórias. A conversa se completa com Marta Porto, consultora e ex-secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, e Túlio Andrade, oficial de Estratégia e Alinhamento da COP30. Mediação da presidenta da Funarte, Maria Marighella.
Sessão 4 — Financiando um setor cultural sustentável e resiliente. Como garantir que a cultura se torne parte ativa da solução climática? - 15h
O painel traz o olhar do diretor do Fundo Prince Claus, Marcus Tebogo Desando (Holanda/África do Sul), que há mais de duas décadas apoia artistas e comunidades em contextos de risco e pesquisa modelos de sustentabilidade e autossuficiência nas indústrias criativas africanas. Participam também Mariana Resegue, diretora executiva do C de Cultura e idealizadora da pesquisa Cultura e Clima, e Ana Carolina Lourenço, socióloga, diretora programática do ICCI e cofundadora do Movimento Mulheres Negras Decidem. Mediação da secretária de Economia Criativa, Cláudia Leitão.
Sessão 5 — Novas formas de contar o mundo: o papel do storytelling na mudança do clima - 16h45
Encerrando o dia, a conversa reúne nomes que transformam narrativas em ação. Participa o britânico George Marshall, um dos maiores especialistas em comunicação climática do mundo e autor do livro Não Pense Nisso: Por que Nossos Cérebros Estão Programados para Ignorar as Mudanças Climáticas. Também estarão Marianna Olinger, produtora e estrategista de impacto do premiado documentário O Território (vencedor do Sundance, Peabody e Emmy); Dríade Aguiar, cofundadora da Mídia NINJA e gestora do projeto Clímax; e Gabriel Gomes, diretor-executivo da Purpose Brasil. Mediação do secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba.
Serviço
2º dia do 2º Seminário Internacional Cultura e Mudança do Clima
1º de novembro de 2025
A partir de 13h
Edifício Palácio Gustavo Capanema
R. da Imprensa, 16 - Centro, Rio de Janeiro – RJ
Transmissão on-line: https://www.youtube.com/@ministeriodacultura
Outras informações
Assessoria de Imprensa MinC
imprensa.minc@cultura.gov.br
Canal do MinC no WhatsApp