Notícias
AVISO DE PAUTA
Após 12 anos, MinC retoma Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo
Depois de 12 anos, o Ministério da Cultura (MinC) volta a realizar a Teia Nacional dos Pontos de Cultura, maior encontro da rede Cultura Viva no país. A 6ª edição acontece de 24 a 29 de março, em Aracruz (ES), e marca a primeira vez que o evento é realizado fora de uma capital, em um território indígena com forte presença dos povos Tupiniquim e Guarani.
Com o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, a Teia reunirá agentes culturais, coletivos, mestres e mestras das culturas populares, povos tradicionais, representantes da sociedade civil e gestores públicos de todas as regiões do Brasil. A programação inclui apresentações artísticas, debates, rodas de conversa, oficinas, vivências culturais, encontros setoriais, feira de economia solidária e o 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.
Pontos de Cultura: surgimento e expansão
Criados em 2004, com o lançamento do Programa Cultura Viva, os Pontos de Cultura são grupos e entidades que desenvolvem ações culturais de base comunitária em seus territórios. A política se consolidou como Política Nacional de Cultura Viva em 2014 (Lei nº 13.018) e completa mais de 20 anos como a principal iniciativa de cultura comunitária do Brasil.
A retomada da Teia ocorre em um momento de forte expansão da rede. Atualmente, o país conta com mais de 13.700 Pontos de Cultura certificados. Até o início de 2023, eram 4.329. Esse crescimento é resultado da retomada de investimentos e da articulação de políticas públicas como a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que garante um piso anual de R$ 400 milhões para o fortalecimento da Cultura Viva em todo o território nacional.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a volta da Teia é um marco histórico e mais uma grande conquista desta gestão. “A retomada da Teia Nacional ocorre em um contexto de reconstrução das políticas culturais no país, após um período de descontinuidade, desmonte institucional e redução de investimentos na cultura de base comunitária. Ao recolocar o encontro no calendário nacional, o MinC e o Governo do Brasil reforçam a Cultura Viva como política estratégica de Estado, articulando diversidade cultural e participação social, em diálogo direto com agendas contemporâneas como a justiça climática e o Bem Viver”, define.
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, destaca o papel estratégico dos Pontos de Cultura nos territórios. “Hoje, temos mais de 13 mil Pontos de Cultura espalhados por todas as regiões do Brasil, fortalecendo identidades, promovendo inclusão e articulando ações que dialogam diretamente com a justiça social e climática. A 6ª Teia é um espaço de celebração, mas também de construção coletiva de caminhos para um futuro mais justo, sustentável e culturalmente diverso”, ressalta.
Fórum Nacional
A 6ª Teia Nacional sediará o 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, convocado pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC). O Fórum acontece nos dias 24 e 25 de março e reunirá delegadas e delegados eleitos nas etapas estaduais e distrital para debater, deliberar e propor diretrizes para a Política Nacional de Cultura Viva, além de eleger os novos membros da CNPdC.
A 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Espírito Santo, da Prefeitura de Aracruz, e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Sesc.
SERVIÇO
6ª TEIA Nacional dos Pontos de Cultura
Data: 24 a 29 de março de 2026
Local: Aracruz /ES
5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura
Data: 24 e 25 de março de 2026
Local: Aracruz /ES
Outras informações
Assessoria de Imprensa MinC
imprensa.minc@cultura.gov.br
Canal do MinC no WhatsApp