Notícias
AVISO DE PAUTA
Agendamento para visita pública ao Palácio Capanema começa nessa quarta, 6
Fechado há 10 anos, o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), ícone da arquitetura modernista, reabre ao público nesta quinta-feira, (7). O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), realizará visitas educativas com mediação dos estudantes. Interessados podem agendar a partir desta quarta-feira, (6), pelo site do Ministério: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/capanema/capanema/
A solicitação de agendamento pode ser realizada na modalidade individual e em grupo. As visitas acontecerão sempre às quintas e sextas-feiras, nos horários de 9h, 11h30, 14h e 15h30. Haverá também visitas em inglês, nas quintas, 11h30; e nas sextas, às 15h30. O agendamento deve sempre ser feito com pelo menos 24 horas de antecedência.
“Reabrir o Palácio Gustavo Capanema para visitas é reconectar o Brasil com um dos maiores símbolos da nossa arquitetura e da nossa história cultural. Desejamos que cada visita seja também um ato de valorização da cultura, da educação e da nossa identidade nacional”, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Credenciamento de imprensa: Profissionais de imprensa devem solicitar a participação por meio deste link, até as 16h desta quarta-feira, dia 6 de agosto de 2025.
O Palácio
Construído entre 1937 e 1945, o prédio é um marco da arquitetura moderna no Brasil e no mundo. Projetado por Lucio Costa, com colaboração de Oscar Niemeyer e consultoria de Le Corbusier, o espaço foi tombado em 1948. Além de abrigar obras de arte de Cândido Portinari, Burle Marx e Bruno Giorgi, carrega um importante valor simbólico na história cultural do país e segue como referência de inovação arquitetônica e do patrimônio cultural brasileiro.
Serviço
Abertura de agendamento para visitação pública ao Palácio Gustavo Capanema
Data: 6 de agosto (quarta-feira)
Link: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/capanema/capanema/
Outras informações
Ministério da Cultura
imprensa.minc@cultura.gov.br
Canal Whatsapp