O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) foi criado em 1992 e está inserido na Coordenação-Geral de Leitura e Bibliotecas, subordinada à Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), na Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) do Ministério da Cultura (MinC).
O SNBP tem como objetivo proporcionar à população bibliotecas públicas estruturadas, de modo a favorecer a formação do hábito de leitura e estimular a comunidade ao acompanhamento do desenvolvimento sociocultural do país. Atua em articulação e parceria com 27 Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) a fim de fortalecer as ações de estimulo ao livro, à leitura e às bibliotecas.
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) atua em articulação com os 27 Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) – que representam cada uma das unidades federativas – e buscam fortalecer as ações de estimulo ao livro, à leitura e às bibliotecas.
O trabalho em rede do SNBP e dos SEBPs busca apoiar os municípios na ampliação e no fortalecimento de suas bibliotecas públicas e comunitárias por meio de ações, programas e projetos, além de incentivar a criação de Sistemas Municipais de Bibliotecas para o fortalecimento e ampliação das bibliotecas brasileiras e seus serviços.
Os sistemas nacional, estaduais e municipais possuem metas e objetivos em comuns, tais como a oferta de assessoria técnica às bibliotecas e seus profissionais, promoção de ações voltadas para a formação de bibliotecários, auxiliares de bibliotecas e demais profissionais que atuem em bibliotecas públicas e comunitárias e a criação de ações, programas e projetos que atendam as necessidades de modernização e instalação de bibliotecas, além do fomento as ações de incentivo à leitura.
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas possui seis eixos de atuação. Clique nas abas abaixo e conheça cada um deles