Carta de Apoio ao Prof. Dr. Edson Kayapó
A Revista Pihhy – plataforma comprometida com a pesquisa, a publicação e a difusão de reflexões de intelectuais indígenas, com a luta por justiça epistêmica e os direitos dos povos originários e com o fortalecimento da democracia no país – vem, por meio desta carta, manifestar apoio público e irrestrito ao professor Doutor Edson Kayapó.
O professor Edson é intelectual e liderança, referência nacional e latino-americana nas áreas da educação indígena, da política e da construção de uma democracia plena. Representa uma das vozes mais ativas e necessárias no enfrentamento das violências e desigualdades históricas que atingem os povos originários do Brasil.
Sua trajetória acadêmica e política tem sido marcada pelo compromisso ético com a transformação social e pelo fortalecimento das epistemologias indígenas nos espaços institucionais e de saber.
Diante disso, nos causa profunda preocupação o processo administrativo movido contra o professor, que consideramos uma tentativa evidente de silenciamento e deslegitimação, não somente de sua atuação, mas de tudo o que ela representa: a autodeterminação dos povos indígenas e o exercício pleno dos seus direitos constitucionais.
A Revista Pihhy entende que tal processo viola princípios constitucionais, que reconhecem aos povos indígenas sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e reafirma o direito aos modos próprios de existência e resistência.
Atacar o professor Edson Kayapó é atacar esses fundamentos, assim como desrespeitar o acúmulo coletivo das lutas indígenas por educação diferenciada, pluralidade de saberes e justiça social.
Diante disso, nos somamos a tantas outras vozes do campo acadêmico, político, artístico e indígena para demandar que qualquer tentativa de intimidação ou retaliação seja imediatamente interrompida, e que a autonomia e dignidade do professor Edson sejam plenamente respeitadas.
Por uma educação verdadeiramente intercultural, democrática e antirracista.
Por Edson Kayapó. Por todos nós.
Equipe Editorial da Revista Pihhy
Julho de 2025