Entrevista com Naine Terena - Segunda parte
A segunda parte da entrevista com Naine Terena para a revista PIHHY aborda temas cruciais relacionados à autoria indígena e à produção de conhecimento.
Naine ressalta a importância de se reconhecer a autoria indígena como meio de promoção de um conhecimento mais democrático e plural.
Destaca-se, ainda, como esse reconhecimento é fundamental para problematizar como o conhecimento tem sido historicamente produzido, especialmente em contextos acadêmicos e institucionais que frequentemente marginalizam as vozes indígenas.
Neste sentido, ela problematiza séculos de invisibilidade das ciências indígenas, como meio de colonização.
Naine explica que, ao ocupar espaços de autoria, os intelectuais e artistas indígenas não somente reivindicam um lugar de fala, mas também reconfiguram a narrativa histórica e acadêmica, questionando os paradigmas coloniais e propondo novas formas de entendimento e de valorização dos saberes tradicionais.
A partir desse lugar de autoria, Naine aponta como a produção de conhecimento se torna um campo de disputa, onde as questões de identidade, cultura e resistência estão constantemente em jogo.
Além disso, Naine compartilha sua experiência em instituições governamentais, como o Ministério da Cultura (MinC), ressaltando a importância da presença indígena nesses espaços, não apenas para garantir a visibilidade das questões indígenas, mas também para efetivar políticas públicas que realmente atendam às necessidades das comunidades.
Sua atuação demonstra como a ocupação de espaços institucionais é uma estratégia essencial para a transformação das estruturas de poder e a inclusão efetiva de perspectivas indígenas na gestão cultural e educacional.