GRAFISMO IKPENG E OUTRAS LINGUAGENS
TAWYA IKPENG
Na cosmologia Ikpeng, existem diversos grafismos que são representados pelos símbolos geométricos e são bem definidos pelos especialistas que conhecem as formas, em que momentos específicos os grafismos podem ser usados.
Todo grafismo tem suas funções, regras, origens e de onde foram surgidos.
Na minha pesquisa, que eu fiz com anciãos Oporike Ikpeng, Ataki Ikpeng e Ragau Ikpeng, de acordo com narrativas dos sábios, existem diversas pinturas.
São 23 pinturas da festa (moyngo), 36 pinturas de guerra (wïnkopingru).
Ao todo temos 59 grafismos, algumas pinturas corporais são usadas na festa, outras são usadas nos artefatos e outras são pouco usadas e conhecidas.
Há também pinturas das crianças, pinturas dos jovens, pinturas das moças e pinturas dos mais velhos.
Os grafismos se definem desde a ancestralidade até os dias atuais.
Existem os grafismos que são representados pelos padrões mais rígidos, que não podem ser usados no momento das festas ou no dia a dia. Exemplo disso é a pintura de uma fruta que é representada numa cabaça grande, chamada na língua materna Ikpeng MAKAY.
Ela é utilizada somente no ritual do luto. Neste grafismo, apenas o dono da cabaça grande ou cantor que conhece todos cantos do luto pode pintar uma cabaça representando homem ou mulher. Não é uma pessoa qualquer que pode pintar a cabaça.
Todo grafismo tem suas origens.
O exemplo disso é a pintura da guerra que foi mostrada por um gavião pequeno chamado tenge tenge.
Outros grafismos da festa foram mostrados pelo Maragarewm e Epyum.
Estes representam a identidade simbólica que expressa a identidade de comunidade, que são representados pelos seres espirituais.
O exemplo disso é a tatuagem das crianças que é um elemento fundamental da estética Ikpeng, é considerada uma forma de proteção espiritual contra doenças e forças negativas, que rege uma alimentação rigorosa, ter cuidado com coisas que podem afetar a saúde da criança, manter a crianças sob cuidado dos pais, não podem brincar e dançar, até que o rito de corte de cabelo das crianças seja realizada.
Para ter uma tatuagem bem visível no rosto, siga todas as regras até que o rito seja totalmente encerrado.
Outros grafismos são utilizados nos artefatos que exigem uma prática, exige habilidade para construir grafismos que se formam com diversas figuras geométricas e linhas.
Peixes são utilizados nas pinturas corporais feminino/masculino. Um exemplo disso é a pintura de irará, veado, cardume de peixinho.
São representadas no corpo dos homens, as figuras de peixinhos, a pintura de cascavel, jabuti e outros animais são representadas nas pinturas de alguns artefatos.
A pintura de jabuti é utilizada no cesto (motopa). As figuras de pacuzinho são representadas nos cestos, (moropi, manan, penekpo). A pintura de cobra jararaca é representada na borduna (opo).
A mulher ou a moça utiliza a pintura de peixe sabão vermelho que tem os pinguinhos no couro.
As pinturas marcam a identificação dos homens, mulheres, crianças e velhos, tornando sua identificação visível para toda comunidade interna, possibilitando a vitalização do conhecimento e da ancestralidade.
A penugem do gavião também faz parte da simbologia Ikpeng. A penugem é usada somente nos grandes rituais como rito de tatuagem, rito de mingau de milho azedo (wagre), no rito de Moygu.
As penugens de qualquer ave são utilizadas para fazer as fantasias para receber os caçadores. As penugens protegem o dançarino para ele não ser visto pelos caçadores, objetivo de fazer fantasia e não ser descoberto pelos caçadores até amanhecer.
No conhecimento tradicional do povo Ikpeng, pintar de urucum é proteger o corpo contra as doenças, espíritos. Urucum também protege o corpo do frio.
O processo para fazer a pintura: primeiramente retiramos a resina da planta leiteira, depois disso misturamos com carvão, assim obtemos a tinta preta. A cor vermelha vem de urucum, para obtemos o pó branco retiramos argila branca do fundo do rio. Ao retirá-lo do fundo do rio, fazemos em forma de uma bolinha, depois disso deixar exposto ao sol em alguns dias até ficar seca. Assim obtemos a tinta preta, a branca e a vermelha.
Este carvão é misturado com uma folha específica para fazer tatuagem, (ankuwingo) obtendo a tinta preta para fazer tatuagem.
A tatuagem é feita pelo especialista, o tatuador que tatua as crianças fica de resguardo, não pode namorar com a sua esposa, não pode comer alimentos gordurosos. Tanto criança, quanto tatuador não podem comer quaisquer tipos de alimentos, existem alimentos específicos.
Toda manhã, às 5h, as crianças acordam e tomam banho, isso dura mais ou menos 7 dias, até que a tatuagem seja bem visível. A tatuagem é feita com espinhos de tucum.
Estes conhecimentos são repassados para gerações a gerações, mantendo os conhecimentos até os dias atuais, perpetuando no cotidiano do povo Ikpeng.
Ataki Ikpeng e Ragau Ikpeng
Carvão
Grafismo
Oporike Ikpeng
Penugem de outras aves
Penugem do gavião
Pintura com carvão
Pintura da mulher jovem
Pintura de bebês
Pintura de guerra e do flautista
Pinturas de Jovens Ikpeng
Tatuagem