Escolas Vivas Tupinambá da Serra do Padeiro
A videoteca COMPOSTO ESCOLA partilha nesta edição da revista Pihhy um mergulho profundo nas escolas vivas do Território Tupinambá da Serra do Padeiro, na Bahia.
Agora com a guiança da Mestra, liderança política e espiritual, Maria da Glória de Jesus Tupinambá.
Essas comunidades escolares são referenciadas pelo conceito de “Escola Viva”, do Pajé Duã Busã, e de “Livro Vivo”, do Pajé Ika Muru, ambos mestres-professores Huni Kuin do Alto Jordão no Acre, alargando o campo da escola, do livro e dos materiais pedagógicos para a Floresta, as medicinas e outras dimensões, cosmogonias e territoriais da vida e do cotidiano.
Todas estas ações constituem processos eco-poéticos de enfrentamento do sucateamento de políticas públicas voltadas para a educação do campo nas últimas décadas, com mais de 60 mil escolas rurais fechadas entre 1995 e 2016, segundo Censo Escolar.
Este sucateamento, também é tensionado pela insurgência de escolas diferenciadas no âmbito da educação intercultural Indígena e Quilombola (RCNEI/MEC/2019).
As escolas aqui compartilhadas foram produzidas durante a Residência Artístico Pedagógica “Capanga de Aruanda” (julho de 2023), onde se articularam práticas poéticas e políticas a favor de visibilizar os letramentos, retomadas, ecologias e transformações sociais do Território Tupinambá da Serra do Padeiro; e se desdobraram na feitura coletiva dos materiais didáticos e de experiências criativas multilinguagens derivadas das poéticas pluriepistêmicas e relacionais constitutivas destas “escolas vivas”.
Este material é fruto dos projetos "Escolas Vivas: pedagogias territorializadas e materiais didáticos diferenciados para promoção da interculturalidade como política de educação pública" (edital Pró-Humanidades) e “Edições Cosmográficas: criação de materiais didáticos interculturais.
Isto se dá por meio de poéticas e pedagogias vivas (edital Universal), desenvolvidas por uma rede composta por pesquisadoras de universidades públicas brasileiras no Norte e Nordeste do país; e um grupo de mestras e mestres de culturas tradicionais e ancestrais, que atuaram como bolsistas de apoio à difusão do conhecimento, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A Revista Pihhy e a Brown University são os lugares de acolhida institucional onde a videoteca será abrigada.
FICHA TÉCNICA
Mestra Maria da Glória de Jesus Tupinambá - Aldeia Tupinambá Serra do Padeiro - Bahia/Brasil, 2023
Videoteca COMPOSTO ESCOLA
Coordenação: Cacá Fonseca
Concepção e Entrevista: Laura Castro e Cacá Fonseca
Edição e Finalização: Filipe Britto
Tradução: Marília Librandi e Tyr Peret
Vinheta: Eris Beatriz
Identidade Visual: Tiago Ribeiro