Escola Viva das Oralidades
Jessica Tupinambá
As escolas vivas da Serra do Padeiro foram relatadas por Mestra Maria da Glória de Jesus Tupinambá e por Mestra Glicéria Tupinambá nas edições anteriores da Pihhy.
Essas duas grandes mestras, mãe e filha, de gerações diferentes, serão agora acompanhadas por mais essa série de vídeos.
Nesta série, Jéssica Tupinambá, ativista e liderança jovem da Terra Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro (Bahia) partilha relatos das escolas vivas que ela mesma experienciou.
Ela o faz numa reverência à ancestralidade do seu povo e ao tempo, ambos inscritos na Escola do Começo Meio Começo e na Escola das Confluências como ensina Nego Bispo; na Escola das Majés, como conclama Glicéria Tupinambá, sua tia e sobretudo mestra vem pautando; e na Escola do Rasgo, essa capaz de transformar a educação “mentirosa e preconceituosa” - legado da colonialidade - numa experiência amorosa, indicando um caminho de esperança para a luta por uma educação antirracista, que “acolhe, abraça e entende” situações limite das periferias e dos territórios tradicionais em disputa.
FICHA TÉCNICA
Jéssica Tupinambá - Aldeia Tupinambá Serra do Padeiro - Bahia/Brasil, 2023
Videoteca COMPOSTO ESCOLA
Coordenação: Cacá Fonseca
Concepção: Laura Castro e Cacá Fonseca
Edição e Finalização: Filipe Britto
Tradução: Marília Librandi e Tyr Peret
Vinheta: Eris Beatriz
Identidade Visual: Tiago Ribeiro