Notícias
SETORES
Teatro amplia presença no MICBR+Ibero-América e fortalece circulação das artes cênicas dentro e fora do Brasil
O teatro brasileiro chega ao MICBR+Ibero-América 2025 reafirmando sua força como um dos setores mais diversos, vibrantes e politicamente potentes da economia criativa. Entre grupos, companhias, coletivos, associações, cooperativas, redes e artistas que movimentam as artes dramáticas no país, o evento realizado a partir de 3 de dezembro, em Fortaleza, reúne também dirigentes, curadores(as), programadores(as) e representantes de festivais, mostras, circuitos e espaços cênicos que moldam o ecossistema teatral contemporâneo.
Nesta edição, o setor conta com a participação de projetos que atravessam o teatro, a performance, as artes do corpo e experiências multidisciplinares que experimentam formatos híbridos, expandem fronteiras e criam novas linguagens. Serão 36 representantes, sendo nove compradores e 27 vendedores.
Nesse contexto, o programador Fábio Pascoal, responsável pela curadoria do Festival de Teatro do Agreste (Feteag), desembarca no MICBR+Ibero-América 2025 em busca de obras que conversem com a identidade do festival, referência nordestina há 44 anos na difusão e circulação cênica. “Na condição de programador do Feteag, trago para o MICBR+Ibero-América a busca por projetos que dialoguem com nosso compromisso curatorial: a construção de uma nova cartografia para as artes cênicas”, afirma Fábio.
Ao destacar a importância de encontros continentais para o fortalecimento do campo, Fábio ressalta o papel estratégico do evento para a democratização do acesso e a circulação de obras, artistas e ideias. “Eventos como o MICBR+ funcionam como infraestruturas essenciais para democratizar a cultura, ao conectar artisticamente regiões e países tradicionalmente à margem dos circuitos hegemônicos de circulação”, observa.
Com um olhar atento ao teatro que emerge dos territórios, Fábio afirma que busca, nas rodadas de negócios, estéticas que dialoguem com o presente e com as tensões sociais do país. “No meu olhar curatorial para o Feteag, priorizo um teatro contemporâneo que não se furta a interpelar nosso tempo, conjugando urgência política e invenção estética”, define.
No MICBR+Ibero-América, o teatro se apresenta não apenas como expressão artística, mas como campo de inovação, encontro e imaginação cívica. Entre espetáculos, performances, pitches, vivências e rodadas de negócios, o setor reafirma sua capacidade de criar pontes, renovar repertórios, fortalecer redes e projetar artistas e coletivos para além das fronteiras brasileiras.

- Foto: Arquivo pessoal de Fábio Pascoal
Saiba mais sobre o MICBR+Ibero-América 2025 aqui.
MICBR+Ibero-América
Realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro, o MICBR+Iberoamérica combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.
Patrocinios e apoios

- .