Notícias
PELO BRASIL
Sudeste lidera participação no MICBR+Ibero-América com 104 representantes da economia criativa
Região Sudeste
O Sudeste será a região que levará o maior número de participantes ao MICBR+Ibero-América 2025, que acontece de 3 a 7 de dezembro, em Fortaleza (CE). Ao todo, 104 empreendedores, artistas e representantes de instituições criativas dos quatro estados da região confirmaram presença no evento, entre 23 compradores, 15 vendedores novatos e 66 vendedores sêniores.
“A economia criativa é um motor de desenvolvimento do Brasil e o Sudeste desempenha papel decisivo na consolidação desse setor no país”, avalia a ministra da Cultura, Margareth Menezes sobre a participação da região.
Tida como o principal polo da economia criativa do país, a região reúne centros culturais e produtivos em setores como música, design, moda, games, literatura e artes visuais. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória concentram ecossistemas criativos robustos, com universidades, startups, produtoras, coletivos e espaços de inovação que impulsionam a geração de renda e o intercâmbio cultural.
Outro segmento de destaque no Sudeste brasileiro é o audiovisual, representado pelo roteirista e diretor Vinicius Monteiro, do Coletivo Mosca Frita, nesta edição. Natural de Minas Gerais, ele é conhecido por obras que exploram memórias, cotidiano e afetos das periferias. “Temos produções potentes feitas por pessoas negras, mulheres, periféricos, mas grande parte não chega ao público. Os gargalos são a exibição, os streamings, o acesso a salas e o compromisso dos grandes players com a diversidade real. O MICBR 2025 é uma possibilidade concreta de romper barreiras”, defende.
Ele garante que a assinatura de seu trabalho, uma mistura de naturalismo, luzes reais e transições criativas, marcará presença no MICBR+Ibero-América 2025. “Vou levar experimentalismo das redes sociais para o cinema”, completa, demonstrando a transversalidade do audiovisual e da cultura brasileira como um todo.
“No MICBR, a região Sudeste mostra seu dinamismo singular impulsionando toda a cadeia da economia criativa nacional com a diversidade de experiências, linguagens e modelos de negócio”, explica a secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão.
Com o maior contingente de participantes entre todas as regiões, o Sudeste reforça seu papel estratégico no desenvolvimento da economia criativa nacional, um setor que combina cultura, inovação e sustentabilidade como motores de crescimento e transformação social.
Saiba mais sobre o MICBR+Ibero-América 2025 aqui.
MICBR+Ibero-América
Realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro, o MICBR+Iberoamérica combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.
Patrocinios e apoios
