Notícias
SETORES
Setor Circense projeta novas conexões no MICBR+Ibero-América 2025
O universo das artes circenses estará representado no MICBR+Ibero-América 2025, que acontece de 3 a 7 de dezembro, em Fortaleza (CE). Produtores(as), grupos, companhias, coletivos, cooperativas, associações, agentes culturais, técnicos e artistas terão a oportunidade de estar ao lado de programadores(as) de festivais, mostras, circuitos e espaços cênicos nacionais e internacionais.
Com presença confirmada de agentes de todas as regiões do país, sendo cinco compradores e 30 vendedores, o setor chega ao encontro internacional com o objetivo de ampliar conexões, fortalecer negócios e posicionar o circo no debate sobre economia criativa e circulação artística no Brasil e no exterior.
Do circo tradicional aos coletivos contemporâneos; dos projetos que unem performance e multidisciplinaridade às companhias que mantêm viva a tradição do picadeiro, o segmento aposta no MICBR+Ibero-América como vitrine para consolidar parcerias e abrir novas rotas de circulação.
Artista circense do Norte, Laísa destaca que participar do MICBR+ significa “colocar o circo amazônico em diálogo com o restante do Brasil e da Ibero-América”. “É a chance de mostrar a potência do que estamos desenvolvendo, abrir caminhos para novas parcerias e fortalecer nossas identidades e narrativas próprias”, avalia.
Poema Muhlenberg, produtora do Centro-Oeste e vendedora sênior no evento, acredita que é essencial estar sempre em contato com pessoas do meio, ser vista e ampliar conhecimentos. Para ela, o encontro também se destaca pelo enriquecimento cultural que proporciona. “Em Belém [2023], foi uma experiência muito rica. E agora, em Fortaleza, espero novos contatos profissionais, mais conhecimento e oportunidades concretas de negócios”.
O diálogo direto com compradores, festivais e redes internacionais permite ampliar a circulação de espetáculos, estimular trocas formativas e fortalecer o reconhecimento do circo brasileiro como uma arte viva, dinâmica e inovadora. “O MICBR+Ibero-América abre portas que muitas vezes são difíceis de acessar quando estamos produzindo sozinhos. O contato com outros agentes culturais amplia as possibilidades de intercâmbio, formação e circulação”, completa Laísa Fonseca.
Com uma delegação diversa, o circo chega ao MICBR+Ibero-América 2025 com foco na ampliação de oportunidades. A presença de agentes internacionais fortalece ainda mais o ambiente de cooperação e projeção do setor, criando um espaço decisivo para que artistas, coletivos e companhias circenses fortaleçam redes, consolidem negócios e levem adiante suas múltiplas linguagens e territórios.
Saiba mais sobre o MICBR+Ibero-América 2025 aqui.
MICBR+Ibero-América
Realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro, o MICBR+Iberoamérica combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.
Patrocinios e apoios
