Notícias
INTEGRAÇÃO REGIONAL
Reunião de Ministros encerra programação do Mercosul Cultural em Porto Alegre (RS)
Foto: Carlos Macedo
Com a realização da 59ª Reunião de Ministros de Cultura do Mercosul, terminou nesta sexta-feira (28), em Porto Alegre, a série de atividades do Mercosul Cultural. A titular brasileira da Pasta, Margareth Menezes, conduziu o encontro na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na atividade, os participantes destacaram os acordos e resoluções obtidos nas comissões técnicas e grupos de trabalho durante a Presidência Pro Tempore do Brasil (PPTB), no segundo semestre deste ano. As iniciativas abrangem áreas como patrimônio cultural, museus, economia criativa, diversidade cultural, informações e indicadores culturais e cidadania cultural.
A agenda contou com a presença de representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru; com intervenções de Colômbia e Paraguai por meio de videoconferência. A Secretaria Técnica do Mercosul Cultural também esteve representada.
“A cooperação internacional é uma ferramenta poderosa para a transformação social e cultural, para a busca de um mundo justo e um planeta sustentável. Estamos construindo pontes e redes que transcendem porteiras cercando a diversidade cultural, com riqueza inestimável dos nossos países, dos nossos povos e parte essencial do nosso patrimônio. Essa é a grande força do futuro global”, afirmou, na abertura, a ministra Margareth Menezes.
Ela ressaltou que "esse encontro é também uma oportunidade de colocarmos experiências nacionais e locais a partir de políticas públicas que conectem com a infraestrutura, com a cultura, com a sustentabilidade, com a justiça social, com o mecanismo de enfrentamento ao racismo ambiental. Gostaríamos de transformar políticas em práticas, inspirando atitudes que promovam o bem-viver para todas as gerações do presente e do futuro, em busca de um país, um mundo mais pacífico, em busca do fortalecimento da cultura da paz”, finalizou.
O secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, frisou que o lema da presidência do Brasil no Mercosul Cultural, Diversidade que Une, Cultura que Integra, reflete o compromisso do país em reforçar os laços que nos unem como região e destacou o trabalho dos Estados, no encontro que contou com a presença da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.
Encontros
No segundo semestre de 2025, a PPTB 2025 convocou 42 reuniões das comissões especializadas, comitês técnicos e grupos de trabalho do Mercosul Cultural e da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul.
Os resultados e resoluções das atividades foram relatados pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MinC, Bruno Melo. Entre elas, o papel das culturas do bloco como instrumento de consolidação do processo de integração regional, objetivo primordial do Mercosul. Foi salientada ainda a necessidade de serem aprofundados os debates sobre o impacto da era digital e da inteligência artificial sobre os processos culturais.
As autoridades também destacaram a conclusão da análise técnica da proposta de Acordo sobre Proteção e Restituição de Bens Culturais entre os Estados Partes do Mercosul.
Boas práticas
Duas boas práticas em projetos culturais realizadas durante o mandato brasileiro foram apresentadas na reunião: o Projeto Canteiro Modelo – Planos de Conservação para as Missões Jesuíticas, e a Celebração dos 400 anos das Missões Jesuíticas.
A professora Isabela Andrade, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) instituição parceira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no projeto, detalhou a iniciativa.
Já o representante da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, André Krisczin, forneceu informações sobre a celebração dos 400 anos das missões jesuíticas.
Ao final do encontro, a titular brasileira da Cultura, Margareth Menezes, promoveu a transferência simbólica da Presidência Pro Tempore para o Paraguai, país que sediará a próxima reunião de ministros.
Para a ministra da Cultura do Paraguai, Adriana Ortiz, que participou por videoconferencia, o Mercosul é espaço fundamental para o processo de integração regional por priorizar a diversidade das expressões culturais.
“Aqui construímos consensos, compartilhamos aprendizagens, protegemos nossa maior riqueza, nossa diversidade cultural e jurídica. Por isso é tão importante conversarmos e trabalharmos unidos para que analisemos os pontos que temos que lidar para encarar um futuro mais moderno, e, sobretudo, os desafios que são a transformação digital, a proteção do patrimônio, a mobilidade dos artistas, a economia cultural que ativa a diversidade social e os direitos culturais”, observou.
