Notícias
FORMAÇÃO
Projeto em Santa Catarina promove acesso de crianças e adolescentes à cultura e ao teatro com apoio da Lei Rouanet
Foto: Acervo/ Bairro da Juventude
Com apoio da Lei Rouanet, o Projeto Cidadania em Cena busca assegurar o acesso de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no município de Criciúma (SC) à cultura e ao teatro. A iniciativa promovida pela organização social Bairro da Juventude beneficia 290 estudantes, com idades entre 7 e 14 anos, que participam de oficinas de musicalização, dança, teatro e artes plásticas.
“O foco é promover o acesso à cultura dos jovens em situação de vulnerabilidade que atendemos, utilizando o teatro para trazer à tona os elementos relacionados à garantia de direitos deste público”, explica o coordenador de projetos do Bairro da Juventude, Otávio Nunes Neto.
A ação desenvolve as potencialidades expressivas dos participantes, utilizando a dramaturgia como eixo do processo educativo. As atividades fortalecem aspectos artísticos e cênicos que contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos. Depois da formação, os jovens encenam espetáculos gratuitos para cerca de 500 alunos de escolas públicas. Na segunda fase, que se estende até junho, também serão apresentadas duas montagens teatrais em quatro apresentações gratuitas.
Os espetáculos são escritos e roteirizados pelos alunos, com auxílio dos professores. As histórias possibilitam que os jovens compreendam as etapas do processo de construção teatral e reflitam sobre temas do cotidiano.
Investimento
Para Otávio, o teatro é elemento fundamental no desenvolvimento das crianças, mas alega que antes faltava capacidade de investimento. “A Lei Rouanet abriu um espaço para a promoção da cultura, da arte e do desenvolvimento da pessoa de forma efetiva. O Cidadania em Cena retrata a promoção da garantia dos direitos a partir do teatro. Ele é sucesso pela necessidade de sua existência. Por isso a receptividade tão grande com a comunidade, com as crianças e adolescentes que atendemos”, comenta o coordenador, salientando que o projeto conta com o apoio da Lei desde a sua criação, em 2024.
Por meio da Lei Rouanet, a ação captou mais de R$ 1,61 milhão de recursos, o que corresponde a 100% do valor aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC) para a etapa em execução. “É completamente inviável promover um projeto tão robusto como este, atendendo tantas crianças, sem a Lei Rouanet. Ela não só promove, mas viabiliza e sustenta a arte cênica nesta ação, numa perspectiva de garantir o direito da cidadania. Sem ela, não existiríamos”, frisa o coordenador do Cidadania em Cena.
E acrescenta: “a Lei se transformou num elemento fundamental na promoção social do cidadão. E isso está posto dentro da organização social, em cada pessoa atendida, em cada criança adolescente e sua família. Nós não somos missionários que atendemos crianças pobres. Somos promotores sociais que buscamos a garantia de direito das pessoas. Quem está lá dentro é cidadão, e ele precisa de acesso à cultura e à arte. E temos sorte que, nesse país, a lei funciona, e muito bem”, finaliza.
"Projetos como o Cidadania em Cena demonstram a face mais potente e transformadora da Lei Rouanet, que é, também, garantidora de direitos. Ao oferecer ferramentas para que crianças e jovens desenvolvam seu potencial crítico e criativo, o projeto reforça que a cultura, aliada à educação e à inclusão, é o caminho para a construção da cidadania plena e de um país mais democrático", destaca o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes.
O Cidadania em Cena é uma realização da organização social Bairro da Juventude. Criada em 1949, a instituição atende cerca de 1,6 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, em período integral, de 89 bairros de Criciúma. As atividades incluem educação infantil, ensino fundamental, ações de cultura e esporte e sete cursos profissionalizantes.