Notícias
PELO BRASIL
Nordeste mostra a força da cultura popular e da inovação criativa no MICBR+Iberoamérica 2025
Região Nordeste
A riqueza cultural do Nordeste do Brasil está mais uma vez em destaque no Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Iberoamérica) 2025, que será realizado de 3 a 7 de dezembro, em Fortaleza (CE). Com 78 representantes, entre artistas, produtores e empreendedores criativos, a região chega ao evento com o objetivo de ampliar redes, fechar parcerias e apresentar ao público nacional e internacional a potência criativa que conecta tradição e inovação em diferentes linguagens.
Nesta edição, a região conta com 11 compradores, 18 vendedores novatos e 49 vendedores veteranos, ou seja, que já participaram de edições anteriores. Essa ampla participação reflete o vigor e a diversidade do ecossistema criativo nordestino, presente em áreas como música, audiovisual, design, moda, artesanato, literatura, teatro, games e gastronomia.
“O Nordeste sempre mostrou ao Brasil e ao mundo que cultura é força viva, identidade e também economia. É uma região que transforma diversidade em oportunidade e o MinC reconhece e valoriza a criatividade dos seus representantes”, diz a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Para quem vem de estados como Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Piauí e Maranhão, o MICBR+Ibero-América 2025 representa uma oportunidade única de visibilidade e geração de negócios, além de ser um espaço de trocas e conexões que ultrapassam fronteiras regionais.
“A participação robusta dos representantes do Nordeste no MICBR+Ibero-América confirma o papel estratégico da região para a economia criativa brasileira”, afirma a secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão.
Da Bahia, Mariana Barros Pita Santos (Maribê), diretora criativa e fundadora do Studio Lombra, apresenta ao MICBR+Ibero-América 2025 um design que nasce da interseção entre vivência, política e sensibilidade. Com mais de dez anos de atuação, Maribê constrói visuais que carregam intenção, responsabilidade e ponto de vista. “O que é inegociável pra mim é a verdade. A imagem precisa ter sentido — não trabalho no automático”.
Seu estúdio cria identidades visuais, campanhas e ilustrações premiadas nacional e internacionalmente, sempre atentos a narrativas que historicamente ficaram fora do centro. “Meu trabalho tenta mostrar um Brasil contemporâneo, vivo, múltiplo. Um Brasil que conversa com o mundo sem performar o que esperam dele”.
Para ela, o Mercado é uma engrenagem poderosa dentro das indústrias criativas: “Encontro vale muito. Formação vale muito. O evento abre caminhos para que o design circule — aqui e lá fora”.
Saiba mais sobre o MICBR+Ibero-América 2025 aqui.
MICBR+Ibero-América
Realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro, o MICBR+Iberoamérica combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.
Patrocinios e apoios
