Notícias
FOMENTO
No Ceará, MinC investe no fortalecimento cultural nordestino e lança Rouanet Nordeste e Kariri Criativo
Foto: Quitanda Produções/PKC
O Ministério da Cultura (MinC) lançou, nesta quinta-feira (7), os programas Rouanet Nordeste e Kariri Criativo na cidade de Crato (CE). Ao todo, serão investidos R$ 46 milhões, por meio de parceria com empresas estatais e as gestões regionais na região Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. As iniciativas dão continuidade à política de nacionalização e democratização do investimento no setor produtivo cultural.
Os programas foram lançados durante o Seminário de Economia Criativa Raízes do Amanhã. Durante a solenidade, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou o caráter inovador e sustentável do projeto-piloto que inicia a Política Nacional de Economia Criativa, chamada de Brasil Criativo.
“É uma iniciativa pioneira, inovadora, de desenvolvimento sustentável fundamentado na diversidade cultural e nas potencialidades criativas das comunidades deste território. É um programa de desenvolvimento da economia criativa para tirar o melhor proveito do potencial econômico dos trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural”, disse.
A titular da Pasta também ressaltou o impacto do programa Rouanet Nordeste, que investirá R$ 40 milhões em projetos culturais — maior aporte já feito em um programa especial da Lei Rouanet. São parceiros nessa ação o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Emgea, Petrobras, Serpro e Transpetro.
"Com esses programas, corrigimos um problema histórico da Lei Rouanet: a concentração de recursos em poucas regiões. Estamos garantindo direitos culturais de forma mais justa e democrática", declarou.
Os recursos beneficiarão os nove estados do Nordeste, além do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, alcançando mais de dois mil municípios. Para saber mais, acesse aqui o edital.
“Com o programa Rouanet Nordeste, estamos expandindo o acesso aos recursos da Lei Rouanet para agentes culturais de estados historicamente menos contemplados com o fomento. Nosso maior objetivo é fortalecer a cultura brasileira e reafirmar a força do setor produtivo cultural como vetor de desenvolvimento social e econômico", afirmou o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), Henilton Menezes.
O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, enfatizou a importância do investimento na cultura brasileira. “Estamos reunidos hoje no coração do Cariri cearense para celebrar um momento histórico no desenvolvimento cultural e para o futuro da economia criativa da região Nordeste. Com o lançamento do programa Rouanet Nordeste e o início do Kariri Criativo, investimos no potencial cultural e desenvolvimento territorial da região cearense e do nosso Nordeste”, afirmou. O presidente também agradeceu ao presidente Lula e à ministra da Cultura pelo “trabalho e esforço pela reconstrução do setor cultural brasileiro”.
Sérgio Bacci, presidente da Transpetro, destacou o compromisso da empresa com o desenvolvimento cultural.“O programa Rouanet Nordeste reforça nosso papel estratégico no fomento à cultura como alavanca para o desenvolvimento nacional. Na Transpetro, entendemos que investir em cultura é investir no futuro do país, especialmente no Nordeste, berço de uma das expressões culturais mais ricas e diversificadas do Brasil. Estamos honrados em participar desta iniciativa que vai gerar oportunidades e transformar realidades".
Para a secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela, os programas lançados enfatizam o caráter transformador do fomento na cultura para o estado e região nordestina.
“O Rouanet Nordeste chega trazendo um novo paradigma de fomento à cultura, investindo diretamente nas ações culturais de municípios ou segmentos do Ceará que ainda não conseguiram por meio da renúncia fiscal. E também temos o Kariri Criativo, que traz uma iniciativa inédita de desenvolvimento de territórios com o objetivo de fortalecer a produção, comercialização e consumo de bens e serviços culturais no Cariri cearense. É um grande momento para o setor cultural do nosso Ceará, do Nordeste e do Brasil”, finalizou.
Economia Criativa
O PKC, como já é chamado o Kariri Criativo, é o projeto-piloto do Brasil Criativo, iniciativa interfederativa que mobiliza e integra agentes da economia criativa, articula políticas públicas e fomenta a produção, comercialização e consumo de bens e serviços criativos para promover desenvolvimento sustentável. O Kariri Criativo, que abrange nove municípios cearenses (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri), é um programa com previsão de duração de quatro anos que busca integrar expressões culturais tradicionais e contemporâneas, tecnologia, inovação, formação profissional, fomento e governança, em um modelo alternativo de desenvolvimento.
Para Cláudia Leitão, com a reativação da Secretaria de Economia Criativa e o lançamento do programa, o Ministério da Cultura “reassume o protagonismo na implementação da Política Brasil Criativo e posiciona a cultura como elemento estratégico para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país”.
“O dia de hoje marca não somente o lançamento do PKC, mas o nascimento de políticas culturais de território que unirão o desenvolvimento territorial, por meio da criativa, com a biodiversidade regional brasileira. É o início, também, do Nordeste Criativo e do desenvolvimento de territórios criativos em todo o território nacional, seja da Amazônia no norte ao pampa sulista, encerrou.
O Kariri Criativo tem como proponente a Quitanda Soluções Criativas, com patrocínio do Banco do Nordeste e realização da Secretaria da Cultura do Ceará.

- Foto: Quitanda Produções/PKC
Também participaram da cerimônia a deputada federal Luizianne Lins; o deputado federal José Airton Cirilo; do presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana; entre outras autoridades e representantes do MinC e da Secult Ceará. O prefeito do Crato, André Barreto, representou os demais gestores municipais do caririenses presentes à solenidade, em um ato simbólico que reforça a cultura como eixo estratégico para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Durante a solenidade, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela, e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, além de representantes das instituições parceiras, assinaram o protocolo de intenções que firma o pacto interfederativo para o desenvolvimento do programa Kariri Criativo. O objetivo é construir coletivamente políticas públicas que impulsionem a cultura e promovam práticas criativas e sustentáveis na região.
Oficinas de capacitação e Pensar Kariri
O Ministério da Cultura, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Secretaria de Cultura do Ceará, realizou a oficina de capacitação inaugural do Rouanet Nordeste. Conduzida pelo diretor de Fomento Indireto, Odecir Prata, e pelo coordenador-geral de Desenvolvimento de Negócios, Rômulo Menhô Barbosa, a formação para proponentes reuniu mais de 60 agentes e fazedores culturais da região cearense.
O objetivo é oferecer habilidades técnicas para a elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos culturais. Ao todo, serão realizadas formações presenciais em sete estados da região pela equipe técnica do MinC e do Sesi, além da promoção de transmissões e conferências virtuais com os proponentes.
Para realizar inscrições para as formações presenciais, clique aqui. As oficinas virtuais poderão ser acessadas no canal oficial no Ministério da Cultura no Youtube.
Em paralelo, ocorreu o Pensa Kariri, com três mesas temáticas voltadas a questões estratégicas para o desenvolvimento da economia criativa. Ainda à tarde, a partir das 17h30, foram realizados três encontros setoriais simultâneos em diferentes espaços do evento.